Fotos: TJMG
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Jésus Nascimento, participa das discussões sobre temas relacionados ao Judiciário e as boas práticas voltadas ao cidadão no 6º Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado de quarta a sexta-feira (1º a 3/3), em Belo Horizonte (MG).
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) sedia o evento, que em sua abertura, contou com pronunciamentos do anfitrião e presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; e do presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França. O evento terá também palestra e debate com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, com o tema "Regularização do Teletrabalho".
Nesta quinta-feira (2/3), às 10h, haverá homenagens do TJMG aos ex-presidentes do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, desembargadores José Fernandes Filho e Pedro Bitencourt Marcondes; e aos atuais presidentes dos Tribunais de Justiça. Também haverá palestras do conselheiro/CNJ Marcello Terto e Silva, sobre "Importância da colaboração entre OAB e o Poder Judiciário para enfrentamento da litigância predatória", e do conselheiro/CNJ Luiz Fernando Bandeira de Mello, com o tema "Benefícios e novos desafios trazidos pela PDPJ".
Também estão programadas palestras do diretor executivo de Finanças e Gestão Orçamentária do TJMG, Eduardo Antônio Codo Santos, sobre finanças; e da assessora técnica especializada do TJMG, Tatiana Camarão, sobre startups. Na sexta-feira (3/3), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fará palestra ás 9h. Às 10h30, os participantes irão se deslocar para o Palácio da Liberdade, onde será lida a Carta de Belo Horizonte, documento oficial do evento.
Consepre
Entre os objetivos do Consepre estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o país; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, em busca da uniformização de entendimentos e em respeito à autonomia e às peculiaridades locais.
Com informações do TJMG