Fotos: Arquivo/TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Setor de Dados e Apoio à Decisão da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), criou um sistema de identificação e atualização de dados de pessoas que sejam partes em processos, e que estejam sem documentação devidamente preenchida, o Alvitre, que pode ser acessado por meio da plataforma: http://alvitre.tjrr.jus.br/.
O novo sistema faz uma verificação diária na base de dados do Processo Judicial Digital (Projudi), identificando registros que precisam de correção. O sistema realiza buscas em outras bases de dados como a Receita Federal, SEEU, SISCOM, e o PJE para sugerir a correção com base nos dados de nome e filiação.
“O sistema verifica e disponibiliza para os usuários habilitados a correção, podendo verificar da própria unidade na qual ele trabalha as partes que estão sem documento cadastrado. E quando ele vai nos detalhes, o sistema já verifica em outras bases de dados, faz verificações em outros processos, cruzando dados, para já sugerir o CPF/CNPJ correto daquela parte”, explicou o chefe do Setor de Dados e Apoio à Decisão, Paulo Adriano Brito Oliveira.
O sistema começou a funcionar no início de fevereiro e, até então, em duas semanas, mais de 1.700 processos foram atualizados, corrigindo dados cadastrais das partes envolvidas.
Vale destacar que o sistema só pode ser acessado por usuários internos do TJRR habilitados para acessarem a plataforma.
Acompanhe a reportagem em aúdio: