Agora todas as comarcas do interior de Roraima possuem energia limpa e renovável.
Foto: Nucri/TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) inaugurou nesta quarta-feira, 25 de janeiro, mais duas usinas de energia solar, atendendo por meio do programa Lumen, as comarcas de Bonfim e São Luiz. Com isso, todas as comarcas do Poder Judiciário de Roraima, localizadas no interior, são autossuficientes e funcionam a base de energia limpa e renovável.
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, reforçou a importância da iniciativa para a preservação do meio ambiente e a geração de economia aos cofres públicos.
“Hoje nós temos todas as comarcas do interior com energia solar. E essa energia acumulada vai suprir todos os prédios do interior e encaminhar créditos de energia para que possam ser utilizados no futuro. E isso reflete uma economia superior a dois milhões de reais que serão investidos em serviços públicos”.
O vice-presidente do Poder Judiciário de Roraima, Jésus Nascimento parabenizou a gestão atual pelo programa.
“Todos os prédios do TJRR vão ter energia solar e isso é fantástico. Então, é uma questão de orgulho e parabenizo a gestão atual, nós do poder judiciário estamos de parabéns, porque realmente é um projeto fantástico”.
A juíza titular da Comarca de Bonfim, Liliane Cardoso, ressaltou os inúmeros benefícios da implantação do Programa Lumen.
"Benefícios ao meio ambiente e também a economia do Tribunal de Justiça. É bom para a população, para o jurisdicionado, pois havendo economia nessa área, haverá o uso desses valores revertidos em outras áreas".
A juíza titular da comarca de São Luiz, Rafaella Holanda, participou da solenidade de forma virtual, e destacou o pioneirismo do programa Lumen.
“O nosso Tribunal dispara na frente de outros tribunais. Com todas as mãos que aqui estão, que trabalham no Tribunal, tão empenhados, a gente consegue ir na frente sermos vanguardistas”.
Além de 100% das comarcas do interior com energia solar, na capital já contam com energia solar limpa e renovável a Sede Administrativa do TJRR, o Fórum Criminal e as Varas da Infância e Juventude.