Fotos: Nucri/TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou nesta quinta-feira, (19) a primeira reunião do Conselho Consultivo Interinstitucional em 2023. O encontro ocorreu na Sala de Sessões do Pleno no Palácio da Justiça.
A reunião foi conduzida pelo presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter. Também participaram o vice-presidente do Tribunal, desembargador Jésus Nascimento, o juiz auxiliar da Presidência, Bruno Costa e representantes de diversos segmentos da sociedade.
O Presidente do TJRR, Desembargador Cristóvão Suter, destacou as ações desenvolvidas durante o biênio 2021-2023, agradecendo a participação de todos e ressaltou a importância da iniciativa para a aproximação entre o Poder Judiciário e a população.
“O Conselho reúne representantes de diversos segmentos da sociedade, que trazem suas ideias, impressões e propostas para melhoria das ações da justiça. Essa reunião foi importante, a primeira de 2023, não só por ser a última reunião que participo como Presidente neste biênio, mas sobretudo por ser a primeira em que participa o próximo presidente do Tribunal, desembargador Jésus Nascimento. O Conselho tem essa importância vital, traz à discussão propostas dos representantes da sociedade, contribuindo decisivamente para uma prestação jurisdicional que efetivamente promova a solução e a composição dos litigios”.
Foram apresentadas pelos integrantes do Conselho, sugestões e propostas para as atividades ao longo do ano. As propostas foram aprovadas por unanimidade e podem ser implantadas pela nova gestão do TJRR, biênio 2023 -2025, que será presidida pelo desembargador Jésus Nascimento.
A conselheira e medica Magnólia Rocha, da Liga Roraimense de Combate ao Câncer (LRCC), disse que se sente honrada em participar das discussões.
“Eu me sinto honrada por estar representando uma instituição de 30 anos de atuação. Quero ainda parabenizar a presidência do Tribunal pela iniciativa do Conselho. E por ser médica, não poderia deixar de dar as sugestões na área de saúde”, afirmou.
O Conselho possui representantes do TJRR e outras dez instituições, como forma de incentivar o diálogo do judiciário com a sociedade e com instituições públicas e privadas. A iniciativa está alinhada à Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição instituída pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Sobre o CIC
Criado pela Portaria 574/2021, o conselho serve de espaço institucional de comunicação com várias organizações. É presidido pelo presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter e composto por representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público do Estado, da Procuradoria Geral do Estado, da Assembleia Legislativa, da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Roraima – OAB/RR, Defensoria Pública do Estado de Roraima - DPE/RR;do Tribunal de Contas do Estado de RR, da Primeira Brigada de Infantaria de Selva; da Federação do Comércio de Roraima, da Liga Roraimense de Combate ao Câncer e do Rotary Clube de Boa Vista.