Fotos: Nucri/TJRR
Descontração, superação, otimismo e alegria marcaram o encerramento do ano letivo da Escola do Poder Judiciário de Roraima (EJURR) com a presença do jogador do Flamengo, Thiago Maia que ministrou a palestra “Ouro do Norte”. O evento foi aberto ao público e ocorreu gratuitamente no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto na tarde de quinta-feira (15).
Cerca de 100 pessoas acompanharam a palestra em formato de bate-papo. Entre os presentes, magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), além de vários fãs do jogador, na sua maioria crianças.
A presença do jogador como palestrante atendeu ao convite da diretora da EJURR, desembargadora Elaine Bianchi e não teve ônus para o Poder Judiciário de Roraima.
Natural de Boa Vista, Thiago Maia, compartilhou as experiências desde que iniciou a trajetória na escolinha de futebol Extremo Norte. Também contou as dificuldades no início da carreira, assim como as vivências nas categorias de base do São Caetano e sua posterior transferência para São Paulo até a chegada na seleção brasileira, assim como a conquista do ouro nas Olimpíadas. Ele contou a importância da família na caminhada de sucesso por gramados brasileiros e internacionais.
“Muitas pessoas falam que é difícil, que não vai conseguir, mas eu sou a prova de que tudo é possível, sabe? Com foco, com dedicação. Muitos garotos eram melhor que eu, mas não tiveram o foco que eu tive, a força de vontade, o apoio da família também que é fundamental nessas horas. Minha mãe largou tudo pra viver minha vida.”
O servidor do TJRR , Jonathas Apolônio assistiu a palestra junto com a filha. Ele acompanha o jogador Thiago Maia desde os primeiros passos no futebol e está feliz com a presença dele no Flamengo.
“Eu sou flamenguista realmente raiz: acompanhei o Flamengo no Maracanã, fui criado ao redor do Maracanã, minha mãe próxima mora no Maracanã, nasci numa maternidade da Lagoa, hoje é hospital da Lagoa a menos de um quilômetro do Clube de Regatas do Flamengo. É um clube que eu amo muito. Desde criança que eu admiro o Flamengo, desde a época do Zico. E eu conheço o Thiago Maia alguns anos, por coincidência ele foi aluno da minha esposa. Eu conheço ele antes de ir pro Santos. Já acompanho a carreira dele no futebol alguns anos antes. Fico feliz que ele esteja no Flamengo. O Thiago Maia é uma referência”
Com o sonho de se tornar uma estrela dos gramados, o pequeno Davi de 9 anos acompanhou a palestra vestido com a camisa do time rubro-negro. Ele também tirou fotos e pode conversar com o craque.
“Eu vim ver o Thiago Maia, que é jogador do Flamengo e também jogou na seleção brasileira porque eu quero ser jogador de futebol, aí então conhecer um jogador de futebol é muito bom pra mim”
Balanço da EJURR
O evento teve a participação da diretora da EJURR, desembargadora Elaine Bianchi, desembargador Almiro Padilha e do desembargador Erick Linhares.
Na abertura da palestra, a desembargadora Elaine Bianchi fez um balanço da gestão, agradeceu o empenho dos servidores e colaboradores que atuam na Escola do Judiciário de Roraima e destacou o reconhecimento nacional do trabalho feito pela EJURR.
“Nós oferecemos 328 cursos, nós capacitamos 7270 pessoas. Isso foi fantástico e por isso eu agradeço essa massiva participação. Nossa Escola (EJURR) foi reconhecida nacionalmente pela Escola Superior de Justiça pela acessibilidade comunicacional que é a implantação das três principais formas de comunicação: a audiodescrição, a língua brasileira de sinais e a legenda aberta em todos os eventos da escola, uma iniciativa exclusiva dos servidores. É um orgulho meu ter a dedicação dessa equipe. O profissionalismo e comprometimento deles possibilitaram esse resultado excelente.”