Fotos: Nucri TJRR
“Não espere até sentir na pele”. Esta é a mensagem central da campanha do Dezembro Laranja 2022, que tem o apoio do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Em dezembro, prédios do judiciário roraimense estão iluminados na cor laranja, para chamar a atenção da sociedade para prevenção ao câncer de pele. A corte aderiu à ação organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para sensibilizar a sociedade para os riscos deste tipo de câncer.
Além da iluminação de prédios, o tema será divulgado nas redes sociais e canais internos de comunicação da instituição.
A campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, busca orientar a população a manter hábitos adequados de proteção solar (fotoproteção) e a realizar regularmente visitas ao dermatologista para obter uma avaliação especializada.
Neste ano, o foco é alertar para a necessidade de cuidados de prevenção permanentes, seja nos momentos de lazer (na praia, nos parques, entre outros), mas também durante a rotina diária, inclusive no dia a dia de afazeres do trabalho.
Mantendo a tradição, em 2022, dezenas de artistas, intelectuais e influenciadores participam voluntariamente da iniciativa. Além disso, também declararam apoio ao Dezembro Laranja inúmeras instituições públicas e privadas. Todas essas entidades ajudaram a montar uma rede nacional de apoio à causa. Isso ocorreu de duas formas: com a iluminação de sedes e monumentos na cor laranja e com a replicação em seus canais de comunicação do material produzido pela SBD incentivando a população a incorporar à sua rotina alguns cuidados.