Fotos: Nucri/TJRR
Brincadeiras, músicas, danças e muita emoção marcaram a última assessoria do ano do programa Primeiros Passos do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), que reuniu mamães gestantes e pais, mães e responsáveis de crianças de 0 a 3 anos de idade.
A coordenadora do programa, Jane Dryelle, comentou que o grande objetivo do projeto foi o fortalecimento de vínculos entre os magistrados, magistradas, servidores, servidoras e colaboradores do judiciário com os filhos, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida.
“Fortalecimento de vínculos, foi trabalhando nisso que nós conseguimos ótimos resultados, mudanças de hábitos, mais afinidade entre filho e pai e tudo isso produz qualidade de vida. Nós temos muitas experiências, relatos de mudanças, de observações com a s crianças, de alegria, felicidade, satisfação dos pais em estar nas nossas assessorias. E é com muita alegria que concluímos as assessorias este ano”.
A ação ocorreu no Centro Médico e de Qualidade de Vida (CMQV) e encerrou um ciclo de 40 assessorias, que contaram com 580 participantes das atividades do programa ao longo do ano.
Prestes a se tornar pai, o secretário geral de justiça, Felipe Queiroz, participou das assessorias ao longo do ano. Ele afirmou que o programa representa a preocupação do Poder Judiciário com a relação entre os pais e filhos, proporcionando um aprendizado diário na criação das crianças.
“O dia de hoje foi de grande celebração. O encontro teve um motivo especial para mim, eu vou ser pai em breve, então pude também, usufruir, pude também, aprender com as assessorias, e aproveitar esse dia”.
A servidora Paloma Cruz é mãe de dois meninos, um de 2 e outro de 4 anos. Ela contou que levou o marido, a mãe e a babá para participarem das assessorias, a fim de que todos aprendessem com os ensinamentos repassados pelas formadoras do programa.
“Nós juntos podemos adquirir todo o conhecimento que foi repassado durante a palestra, nas dinâmicas, nos passeios e a gente percebeu que cada aplicação do que foi aprendido, fez com que ele evoluísse nessa etapa de sua vida. Eu sou muito grata ao Tribunal de Justiça, ao presidente do TJRR e à equipe coordenadora por proporcionar isso para a gente”.
O programa Primeiros Passos consiste em encontros e assessorias voltadas a magistradas e servidoras gestantes, e magistradas, magistrados, servidores e servidoras gestantes tiverem filhos de até 3 anos e 11 meses de idade, com encontros que promovem temas como gestação saudável, maternidade e o bem estar emocional, aprendendo com as brincadeiras, leitura em família, musicalização, paternidade responsável e entre outros.