O evento foi destinado a egressos e pré-egressos do Sistema Prisional
Para celebrar o terceiro ano de funcionamento do Escritório Social em Roraima, egressos e pré-egressos do sistema prisional do Estado participaram de uma palestra sobre a reinserção no mercado de trabalho. O evento foi realizado no plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado na manhã de sexta-feira (04).
A palestra “Como se comportar na primeira entrevista de emprego” foi ministrada pela psicóloga, Angélica Melville, do Setor de Intermediação de Mão de Obra do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Também foram repassadas informações sobre currículo.
O evento teve a participação de representantes do Programa Fazendo Justiça, do Escritório Social, do Tribunal de Justiça de Roraima, da Secretaria de Justiça e Cidadania, da Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social, e da Assembleia Legislativa de Roraima.
A coordenadora do Programa Fazendo Justiça em Roraima, Jaira Magalhães destacou a importância da atuação do Escritório Social iniciada em 2019.
“O Escritório Social é um serviço que busca o atendimento integral às pessoas egressas, pré-egressas [aquelas que estão a seis meses para sair do sistema prisional] e seus familiares. Hoje é o primeiro projeto piloto de grande impacto e para um número maior de pessoas, pelo qual visamos, de fato, qualificar as pessoas para abrir espaço no mercado de trabalho e pra, de fato, fazer uma transformação de vida”.
O assessor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Dagoberto Gonçalves, destacou que a assistência às pessoas egressas do sistema prisional requer um trabalho multidisciplinar.
“O Escritório Social nesse pouco tempo de vida tem se mostrado estratégico e atuante na captação voluntária das pessoas egressas do sistema, buscando com criatividade e a custo ínfimo, opções de política de documentação civil, trabalho, moradia, combate à miséria, encaminhamento a saúde, entre outras ações”.
Escritório Social
Em Roraima, a iniciativa foi constituída após pactuação realizada entre o Tribunal de Justiça de Roraima, Assembleia Legislativa do Estado e Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
São equipamentos públicos impulsionados pelo CNJ que apostam na articulação entre Judiciário e Executivo para oferecer serviços especializados a partir do acolhimento de pessoas egressas e seus familiares, permitindo-lhes encontrar apoio para a retomada do convívio em liberdade civil.
O espaço foi inaugurado no dia 04 de novembro de 2019 e está localizado na avenida Getúlio Vargas, 4876, São Pedro, Boa Vista – RR, 69301-150, e se propõe a reunir em um mesmo local, serviços que visam dar suporte aos egressos do sistema prisional e seus familiares por meio de ações integradas às políticas públicas de saúde, educação, qualificação profissional, atendimento psicossocial e moradia, contribuindo efetivamente para reinserção e ressocialização daqueles que cumpriram suas penas e agora precisam reconstruir suas vidas e seus laços com a sociedade.