Fotos: Nucri TJRR
Seguindo a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) será um dos apoiadores da campanha do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) “24 horas pelo Diabetes”, com foco na prevenção e combate ao diabetes, que ocorrerá no mês de novembro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 11 pessoas no mundo convive com diabetes. No Brasil, em um intervalo de 10 anos, houve um aumento de 60% no diagnóstico da doença. No estudo “Global Burden of Disease” que mede a incidência de diversas doenças em termos de mortalidade e morbilidade, estima que o diabetes e as doenças renais no Brasil, em 2019, supõem 1.731,12 DALYS por cada 100,000 habitantes, sendo o Daly os anos de vida saudáveis perdidos por causa de uma determinada doença (incremento de 48,89%).
A situação é grave e é importante que medidas de conscientização e prevenção sejam adotadas em caráter de urgência.
Esse é o objetivo do 24h pelo diabetes. Será uma grande ação online de mobilização multidisciplinar, que reunirá sociedades de especialidades, entidades de saúde e profissionais de diversas áreas. A programação contará com reportagens, entrevistas, aulas e participações especiais, além de teleorientação com vários especialistas.
A transmissão será realizada nos canais oficiais do CBO nas redes sociais.
De acordo com a coordenadora do Centro Médico e de Qualidade de Vida, Ivy Marques Amaro, o Centro realiza campanhas anuais de prevenção e tratamento a Diabetes, com a realização de testes rápidos e palestras.
"O CMQV já realizou campanha de prevenção ao Diabetes no Dia Nacional do Diabetes (26 de junho), ocorrido entre os dias 20 e 23 de junho, com a participação de 51 servidores. O objetivo foi a conscientização sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, a fim de prevenir complicações, detecção precoce, estar atento aos sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com diabetes. A ação consistiu na realização de testes para detecção de Diabetes, por meio de exames laboratoriais nos prédios do TJRR, além de aferição de pressão e avaliação de bioimpedância".
Em apoio a campanha nacional os prédios do Poder Judiciário de Roraima na capital, sendo eles: Palácio da Justiça, Fórum Cível Sobral Pinto, Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva e rol da Sede Administrativa Ed. Luiz Rosalvo Indrusiak Fin a partir do dia 20 de novembro a 30 de novembro receberão iluminação alusiva à ação.