Fotos: Nucri/TJRR
Resolver conflitos de maneira rápida e prática. Esse é o objetivo do projeto Guichê Virtual da Coordenadoria de Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). A proposta é que o cidadão possa entrar em contato com a Roraima Energia, empresa de distribuição de energia do estado de Roraima, e conversar com um atendente antes de ajuizar alguma ação, economizando tempo de espera e evitando possíveis conflitos.
O termo de cooperação entre o Poder Judiciário e a Roraima Energia foi assinado na manhã dessa terça-feira, 25 de outubro, pelo presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, o juiz coordenador dos Juizados Especiais, Air Marin, e a diretora de relações institucionais e gerente do departamento jurídico da Roraima Energia, Sarassele Freire.
Os atendimentos serão realizados por videoconferência, por meio da plataforma Scriba, na sala de atendimento dos Juizados Especiais Cíveis, no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. O cidadão poderá tratar diretamente com um atendente da Roraima Energia, podendo solucionar problemas como atraso no pagamento, cobrança errada, corte de energia e entre outros casos, como explicou o juiz coordenador dos Juizados Especiais, Air Marin.
“A partir do momento em que o cidadão vem ao Poder Judiciário, no setor de atermação dos juizados, e querem ingressar com uma demanda contra a Roraima Energia, inicialmente vai ocorrer um diálogo diretamente com um funcionário da empresa por videoconferência, e então, a partir dessa conversa, serão estabelecidos acordos e será gerado um documento, para que, se no futuro, caso não seja estabelecido o que for consignado, o cidadão possa entrar com uma demanda no Tribunal de Justiça de Roraima. Isso evita possíveis conflitos que serão resolvidos de maneira mais facilitada”.
Durante a assinatura do termo de cooperação, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristovão Suter, elogiou o projeto e destacou a possibilidade da ação ser levada não só para as demais Comarcas do TJRR no estado, mas para os Postos Avançados do Programa Justiça Cidadã, atendendo assim todo Estado.
“A assinatura do termo representa um grande avanço ao atendimento à população. Aquelas solicitações em relação à empresa, podem ser atendidas hoje imediatamente mediante o Guichê Virtual, em que a empresa disponibiliza um canal direto com o consumidor para fins de resolução desses problemas. A pretensão é de que haja a possibilidade de extensão desse serviço a todas as comarcas, mas além disso, também aos postos avançados de atendimento nessas cidades que não tem comarcas, para que todas as pessoas do Estado possam ter acesso a esse serviço”.
A diretora de Relações Institucionais e gerente do Departamento Jurídico da Roraima Energia, reforça que a formalização do convênio vai facilitar a vida do cidadão, com a economia de tempo e dinheiro do consumidor.
“Quando o cidadão buscar o Judiciário, ele será encaminhado para um espaço oferecido pelo Judiciário e que vai fazer uma ligação direta com a Roraima Energia. É uma equipe preparada para atendê-los. Então, nesta comunicação, serão tiradas dúvidas, prestados esclarecimentos, visando conciliar e esclarecer o que o consumidor está trazendo. A nossa missão é concluir, evitar demandas e atender bem o nosso consumidor”.
Vale ressaltar que se o cidadão precisar dos serviços do Guichê Virtual para fazer alguma reclamação ou buscar informações com a Roraima Energia, basta se dirigir à sala de atendimento dos Juizados Especiais Cíveis, no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, e solicitar o serviço.