Fotos: Arquivo
A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), se reuniu com as redes de proteção à Infância e Juventude dos municípios de Alto Alegre, Caracaraí e Mucajaí, nos dias 16 e 23 de setembro e 06 de outubro, respectivamente.
As reuniões foram feitas individualmente com a rede judicial das localidades, ou seja, com as Comarcas, Ministério Público e Defensoria Pública, a fim de verificar as dificuldades enfrentadas na região e mapear alternativas para a resolução dos principais problemas.
Os servidores da CIJ reuniram-se também com o Conselho Tutelar, com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de cada município. Vale destacar que também foram avaliadas as salas de Depoimento Especial, para análise quanto à sua adequação e possibilidades de melhoria do serviço.
O juiz coordenador da Infância e Juventude, Marcelo Lima de Oliveira, afirma que durante os encontros foram debatidos os principais problemas enfrentados, para que fossem entendidas as melhores formas de aperfeiçoar a interação das instituições, tanto entre si como com os demais atores judiciais e extrajudiciais de proteção infantojuvenil, em nível local municipal, estadual e nacional.
“A CIJ não só conversou sobre as dificuldades de cada localidade, propondo melhorias e sugerindo práticas e fluxos de excelência, como também compartilhou material para apoio à atuação dos órgãos de proteção infantojuvenil, alem de ideias para o desenvolvimento de projetos na localidade, como palestras e oficinas de combate ao abuso e violência sexual, combate ao suicídio, combate à drogadição, entre outros temas”.
A Coordenadoria da Infância e Juventude visitará todas as comarcas e municípios até o fim do ano com o principal objetivo de aumentar a qualidade do serviço prestado e da integração estrutural de toda a rede de proteção de Roraima, o que afeta diretamente os índices de garantia dos direitos das crianças e do adolescente.