Fotos: Nucri/TJRR
Oportunizar encontros, contar histórias, promover conhecimento e aproximar a sociedade do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). O programa Café com o Presidente abriu as portas do Poder Judiciário para receber acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal de Roraima (UFRR), na manhã dessa sexta-feira, 21 de outubro, em mais uma edição do Programa.
Dezesseis pessoas, entre alunos e professores, participaram de um bate papo com o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter, o secretário geral de justiça, Felipe Queiroz, e o juiz auxiliar da presidência, Bruno Costa.
Com a visita dos Acadêmicos da Universidade Federal, o programa Café com o Presidente pode trazer ao menos uma turma do curso de Direito das Universidades e Faculdades do município de Boa Vista para conhecer o Judiciário, sendo uma oportunidade ímpar para esses acadêmicos, como conta o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Suter.
“Hoje é um dia extremamente feliz, nós recebemos os acadêmicos da UFRR, uma oportunidade que muitos não tiveram, inclusive eu não tive, de estar se graduando e vir conhecer o Tribunal. Eu tenho certeza que foi uma experiência muito importante para esses acadêmicos e para nós do Tribunal de Justiça de Roraima em receber as novas gerações de profissionais de direito”.
O professor de Direito Constitucional da UFRR, Gustavo Américo, agradeceu a iniciativa do Poder Judiciário e ressaltou a felicidade em conhecer mais de perto o trabalho desempenhado pela Corte de Justiça de Roraima.
“Queria agradecer, primeiramente, a figura do nosso presidente do TJRR, que teve a iniciativa de criar o programa Café com o Presidente, porque os nossos alunos estão verdadeiramente maravilhados com a iniciativa. Isso demonstra à comunidade acadêmica o verdadeiro papel do judiciário e a sua importância diante de toda a sociedade roraimense. O Poder Judiciário de Roraima realmente é referência para o nosso país”.
Entre as histórias contatadas durante toda a edição do programa, podemos destacar a da acadêmica do décimo semestre de Direito da UFRR, Arielly Almeida. Ela estagiou no Poder Judiciário de Roraima durante a época do ensino médio. Após iniciar o curso superior fez o concurso para estagiário e mais uma vez engrossou no TJRR como estagiária e atualmente é servidora da Corte e pode contar para os demais alunos sobre a experiência de trabalhar a mais de três anos no Poder Judiciário.
"Está sendo uma honra estar participando desse programa. Está passando uma história na minha cabeça, pois a gente sabe que são poucas as oportunidades que surgem nesse sentido para formação profissional. Então, o Tribunal oferecer essa oportunidade para pessoas tão jovens é algo ímpar e eu pude aproveitar e hoje estou recebendo os frutos dessa oportunidade”.
Maelli Maduro é estagiária do Tribunal de Justiça e acadêmico do sexto semestre de direito da UFRR. Ela comenta que foi uma experiência incrível conhecer mais sobre o Poder Judiciário a partir dos relatos do Presidente da Corte.
“Foi uma oportunidade incrível. Eu já tive contato com o Tribunal de Justiça, só que de dentro, como estagiária, e vindo como uma estudante da Universidade para a instituição eu pude aprender e conhecer como é o Tribunal, o Palácio de JUstiça e é uma experiência incrível, o presidente vai compartilhando experiências, contando histórias, mostrando cada detalhe e é ótimo para termos esse acesso e mostrar para a sociedade como é incluir esses alunos que logo irão se formar e entrar no âmbito do poder judiciário. É realmente incrível”.
A programação contou com a visita a sala da presidência do Poder Judiciário, ao gabinete do desembargador, a Secretária do Tribunal Pleno, a Secretaria das Câmaras Reunidas e ao Núcleo de Relações Institucionais (Nucri).