Em um julgamento com as maiores proporções já realizadas no município, a Comarca de Alto Alegre teve êxito na realização de um Tribunal do Júri envolvendo oito réus acusados de homicídio qualificado. O rito foi conduzido pela Juíza Sissi Dietrich Schwantes na última semana.
Sete pessoas foram condenadas e uma absolvida pela morte de Windson Huriel Santos Mesquita, de 18 anos. O crime ocorreu no município de Alto Alegre, que tem cerca de 15 mil habitantes e está localizado a cerca de 80 quilômetros da capital, Boa Vista.
A juíza titular da comarca, Juíza Sissi Dietrich Schwantes, destacou a complexidade do julgamento, que envolveu toda a disposição da atenção policial da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça de Roraima, bem como a logística de transporte e alojamento para os jurados. “Nessa comarca, é o primeiro júri designado com tantos réus. Importante destacar também que o Tribunal de Justiça dispõe de todo equipamento para atender um evento atípico para uma comarca do interior, como no presente caso feito”, pontuou.
Os réus, condenados por integrarem organização criminosa, também responderão por homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima.
Segundo a denúncia, apresentada em fevereiro de 2021, o jovem foi capturado em Boa Vista e levado para Alto Alegre, onde foi executado a tiros devido a uma briga entre facções. Os sete réus – cinco homens e duas mulheres – foram condenados a penas que juntas ultrapassam os 130 anos.