São realizadas palestras sobre valorização à vida e prevenção ao suicidio com crianças, adolescentes, tutores, professores e gestores.
Fotos: Nucri/TJRR
Durante todo o ano, o programa Justiça Comunitária realiza ações voltadas a Comunicação não Violenta (CNV), buscando reduzir os casos de bullying nas escolas, os conflitos familiares e as tentativas de suicídio.
A mediadora e psicóloga do programa, Marcelle Wottrich, explica que a proposta é intensificar durante todo o mês de setembro, as campanhas de valorização à vida e prevenção ao suicidio, realizando atuações nas escolas com as crianças, adolescentes, tutores, professores e gestores.
“Durante todo o ano o programa Justiça Comunitária, busca levar palestras para as escolas e no mês de setembro isso fica mais forte. Então, falar sobre o setembro amarelo é promover a vida, é falar sobre a importância do autocuidado, do amor próprio, da pessoa se conhecer, estar de bem com o seu corpo, com os pensamentos e consigo mesmo"
Para ressaltar ainda mais a importância do autocuidado, e principalmente, do cuidado com o próximo, foi desenvolvido o E-book Dia de Sol. O livro virtual é uma reedição da cartilha com o mesmo nome, que traz mensagens sobre o que é e como surgiu o setembro amarelo, como ajudar crianças, adolescentes e adultos que estão com depressão, qual a importância de falar sobre e entre os assuntos.
“O E-book Dia de Sol nasce com o objetivo de levar uma mensagem sobre Autocuidado e Valorização da Vida para as escolas. Estamos na terceira edição e buscamos levar uma linguagem acessível e descontraída para todos aqueles que se depararem com essa leitura. É preciso falarmos mais sobre esses assuntos e promover a reflexão tanto de alunos como de toda a equipe técnica da escola”.Acesse: E-book Dia de Sol
Veja o cronograma para o mês de setembro
Dia 20 Antônio Coelho de Lucena;
Dia 22 Lobo d' Almada;
Dia 23 Oswaldo Cruz;
Dia 24 Escola Severino Cavalcante;
Dia 26 Dom José Nepote;
Dia 27 Buritis;
Dia 28 São José;
Dia 29 Euclides da Cunha.