.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

CAPACITAÇÃO - TJRR promove palestras sobre comunicação no município de Uiramutã

 
Comunicação não violenta e a experiência da imprensa no Poder Judiciário estão entre os temas trabalhados. 
 
Fotos: Nucri TJRR  
 
Imagem colorida mostra um espaço escolar com diversos alunos e alunas sentados em cadeiras verdes, a frente na lateral direita da imagem há uma mulher com o microfone na mão.
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu dois workshops sobre comunicação para crianças e adolescentes do município de Uiramutã, o município mais setentrional do país. A ação foi realizada nos dias 13 e 14 de setembro, por meio da Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr), e abordou os temas “Comunicação e Mídia: o cotidiano do repórter e a experiência da imprensa no Poder Judiciário'' e “Comunicação não violenta: Por uma Escola Restaurativa”.
 
O cronograma de palestras ocorreu nas seguintes instituições: Escola Estadual Joaquim Nabuco e Escola Estadual Indígena Padre José Allamano, localizada na comunidade Maturuca. A iniciativa está alinhada ao Plano de Gestão 2021/2023 do Poder Judiciário de Roraima, que visa aproximar a justiça da sociedade por meio de ações de responsabilidade social, além de integrar a Instituição por meio de processos internos sustentáveis e automatizados.
 
Segundo a palestrante e chefe do Escritório de Jornalismo do Núcleo de Relações Institucionais (Nucri/TJRR), Tarsira Rodrigues, a ideia foi apresentar aos estudantes os princípios básicos da comunicação e atuação do comunicador dentro do Poder Judiciário.
 
“A intenção é que ao final da ação educativa os participantes estejam aptos a estabelecer uma ponte de comunicação com a população, tendo como base o trabalho desenvolvido pelos jornalistas dentro e fora do Poder Judiciário”, destacou.
 
Imagem colorida mostra uma sala de aula com homens e mulheres sentados estando alguns com uma pasta de documentos em mãos,  na lateral esquerda da foto há uma mesa com uma garrafa térmica, uma garrafa de água, um prato e alguns papéis, atrás da mesa está a facilitadora Tarsira  do NUCRI em pé com um papel na mão.
 
A instrutora das aulas sobre Comunicação não violenta: Por uma Escola Restaurativa, psicóloga Marcelle Wottrich, explica que a experiência foi transformadora.
 
“Pude observar como os alunos da região estão empenhados com a educação. Falar sobre comunicação não violenta em comunidades que já trabalham com processos circulares, que tem por habito fazerem as suas reuniões visando a participação democrática da comunidade, é fantástico”, concluiu.  
 
Na oportunidade, os estudantes puderam aprender sobre os princípios e objetivos da comunicação social, conhecer a dinâmica das estações midiáticas e a função do jornalista no Poder Judiciário, diferenciar fato de fake e realizar oficinas de entrevistas jornalísticas. Realizaram ainda dinâmicas sobre círculos restaurativos, uma conversa sobre o Setembro Amarelo e o fortalecimento da Escola Restaurativa, com debates sobre a comunicação não violenta.  
 
A diretora da Escola Joaquim Nabuco, Adelir Cavalcante, disse que os alunos ficaram entusiasmados por entrarem no mundo do jornalismo.
 
"A ação veio contribuir e com isso fazer com que eles se preparem cada vez mais por meio dos conhecimentos repassados durante os dias de palestras”, pontuou.  
 
Já a coordenadora pedagógica da Escola José Allamano pontuou que o workshop veio em momento oportuno, pois, recentemente os alunos foram contemplados com tablets para auxiliar no processo de aprendizagem.
 
"Vejo como os estudantes só têm a ganhar com essa aula, e começar a aproveitar essa ferramenta a partir do curso de comunicação”, disse.
 
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte