.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

História e conhecimento - TJRR realiza projeto de visita a prédios históricos com estudantes

 

 
Fotos: Nucri/TJRR
 
 Imagem colorida contém alunos da Escola Estadual Oswaldo Cruz, em frente à entrada do Tribunal de Justiça de Roraima, durante excursão em prédios históricos da Capital do Estado de Roraima.
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) por meio do Setor de Memória Institucional realizou nessa quarta-feira (10), a primeira edição do projeto "Excursão sobre a História de Boa Vista e do Tribunal de Justiça de Roraima". A atividade foi destinada aos alunos da rede estadual de ensino com uma excursão em pontos históricos da capital e do Poder Judiciário Roraimense.
 
O projeto reuniu cerca de 40 estudantes da Escola Estadual Oswaldo Cruz, além de professores e servidores do TJRR.
 
Durante uma tarde, foi possível visitar os prédios de destaque na arquitetura e história regional, prédios institucionais do TJRR e conhecer detalhes da história dos referidos espaços. 
 
Imagem colorida dos alunos da Escola Estadual Oswaldo Cruz, juntamente com o  Juiz auxiliar do TJRR, Dr Bruno Fernandes Alves Costa, e servidores do TJRR,  posando posando para fotografia, no Tribunal do Pleno do TJRR.
 
A iniciativa nasceu no Tribunal de Justiça de Roraima e teve adesão de professores da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da rede estadual de ensino.
 
O professor da escola Oswaldo Cruz José Victor Dornelles Mattioni  auxiliou no desenvolvimento do projeto. Para ele, é uma maneira de valorizar a história e estimular  os estudantes na busca por novos conhecimento.
 
“A intenção é valorizar a história, a memória e os patrimônios culturais, materiais e imateriais do município de Boa Vista e, posteriormente, da história de Roraima. Isso surgiu com a intenção também, diante da iniciativa nacional dos Tribunais de Justiça  construírem centros de memória e cultura para valorização e preservação da memória do judiciário”, destacou.
 

Imagem colorida contém alunos da Escola Estadual Oswaldo Cruz, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo , durante excursão em prédios históricos da Capital do Estado de Roraima.

 
A lista de espaços visitados incluiu a Praça da Bandeira, que ainda possui um canhão do extinto Forte São Joaquim, a Igreja Matriz, o Centro Histórico de Boa Vista, o Fórum Advogado Sobral Pinto, o Palácio da Justiça,  além do Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Roraima.
 
Os estudantes puderam conhecer de perto vários prédios e espaços históricos, fazer perguntas aos professores e servidores do TJRR envolvidos no projeto.
 
 
Foi a primeira vez que a estudante  Jamile  Fagundes de 14 anos esteve em uma visita guiada pelo Centro Histórico.
 
“Eu acho que é importante a gente conhecer, para ter orgulho da nossa cidade, para também ter um pouco mais de conhecimento da nossa capital e do nosso Estado”.
 
O projeto faz parte das várias frentes de trabalho  do Setor de Memória Institucional do TJRR para  difundir a memória do judiciário e estimular o acesso à história do Estado.  Outra iniciativa é o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário, que está sendo instalado na avenida Ville Roy e deve reunir o acervo histórico de materiais,  documentos antigos, fotos, entre outros. 
 
A chefe do Setor de Memória Institucional do TJRR, Olane Matos, ressaltou a importância das ações. 
 
"Essa é a primeira iniciativa. Tivemos a parceria da Escola Oswaldo Cruz que atendeu ao nosso chamado, nos auxiliou muito no desenvolvimento e pensamento do projeto. Estamos  felizes e muito alegres de mostrar para as pessoas o que é o Poder Judiciário,  e sobretudo, dizer os projetos que temos trabalhado como o Centro de Memória, que pretendemos inaugurar até o final do ano."
Imagem colorida contém o Juiz auxiliar do TJRR, Dr Bruno Fernandes Alves Costa, palestrando para alunos da Escola Estadual Oswaldo Cruz, no Tribunal do Pleno do TJRR.
 
O juiz auxiliar da Presidência do TJRR, Bruno Costa, recebeu os estudantes no Fórum Sobral Pinto. De forma descontraída, ele explicou o funcionamento  do Poder Judiciário.
 
“Nós temos uma política na atual gestão do Tribunal de Justiça de buscar aproximar as pessoas do Poder Judiciário para não deixar que a justiça pareça distante e fique longe da sociedade”, ressaltou. 
 
 
 
Novas excursões
 
Imagem colorida contém alunos da Escola Estadual Oswaldo Cruz  e servidores do TJRR, em frente ao banner do Centro de Memória do TJRR.
 
A programação foi realizada em alusão ao dia do estudante e também ao dia do magistrado, ambos comemorados em 11 de agosto. 
 
A intenção é promover mensalmente novas edições do projeto com excursões pela cidade. O público alvo vai de escolas a faculdades e universidades.
 
Os interessados devem fazer o agendamento para  novas visitas guiadas no Setor de Memória Institucional do TJRR por meio do telefone 31984104.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte