.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

JUSTIÇA CIDADÃ - Posto Avançado na terra Waimiri-Atroari completa um ano

 
Primeiro posto do programa de interiorização do judiciário foi inaugurado em 2021 e se tornou um modelo a ser seguido pela Justiça Brasileira
 
Foto: Nucri/TJRR
 
Imagem colorida contém o povo Waimiri Atroari durante ritual de recepção aos integrantes do TJRR. Na imagem um dos homens indígenas carrega a estátua da justiça.
 
Criado pelo desafio de levar os serviços judiciários a todo o Estado de maneira permanente, o programa Justiça Cidadã completa um ano nesta quarta-feira, 10. O primeiro posto avançado foi instalado na terra indígena Waimiri Atroari, e desde então, mais de 900 atendimentos foram realizados na localidade. 
 
Além do posto na área indígena Waimiri-Atroari, o Justiça Cidadã, em um ano, possibilitou que o acesso fixo e permanente à justiça esteja disponível a outros seis municípios que não são sedes de Comarca: Amajari, Normandia, Uiramutã e Iracema, Caroebe e São João da Baliza. Até outubro outros dois postos serão inaugurados, no município do Cantá e na comunidade ribeirinha de Santa Maria do Boiaçu, no Baixo Rio Branco. 
 
Imagem colorida contém o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Súter, entregando nas mãos de uma mulher indígena documentação, durante cerimônia dentro da Maloca onde indígenas se reúnem na comunidade.
 
O presidente do TJRR, Desembargador Cristóvão Suter, destaca o sucesso na missão de levar justiça e cidadania a toda a população do Estado, ressaltando a capacidade do povo roraimense em criar soluções de acesso à justiça que possam ser aplicadas em todos os tribunais do país. 
 
“Com as inaugurações, grande parte da população do Estado já conta com atendimento fixo e permanente do Poder Judiciário, integrando o Justiça Cidadã, maior programa de interiorização da justiça da história de Roraima, reconhecido como modelo pelo CNJ”.
 
Atendimentos
 
Imagem colorida contém três homens indígenas, durante registro de foto para documentação. Dois deles estão atrás do computador e câmera fotográfica, e o terceiro está sentado na frente da câmera para ser fotografado.
 
Nos Postos Avançados, a população pode obter uma informação, emitir certidões e até participar de audiências. No Posto Avançado situado no Nawa (Núcleo de Apoio Waimiri Atroari), desde o início das atividades foram emitidos 834 carteiras de identidade (RG) e 74 certidões de nascimento. Mais que documentos, os atendimentos representam para este povo a porta de acesso para a justiça e a cidadania, como serviços em hospitais, por exemplo. 
 
Para a coordenadora do Núcleo de Projetos e Inovação, Janaine Voltolini, transpor as barreiras geográficas para aproximar a justiça dos cidadãos sempre esteve entre as prioridades desta gestão do TJRR.  Ela explica que o programa representa a presença física do Poder Judiciário em todos os municípios, área indígena e comunidade ribeirinha. 
 
“De norte a sul do estado, o cidadão pode contar com uma justiça preparada para atender suas demandas de forma célere e eficiente, que cumpre, com afinco, sua missão institucional. Para mim, fazer parte de tudo isso é, mais que uma alegria, um privilégio”, enalteceu a coordenadora.
 
Documentário 
 
Imagem colorida contém arte de divulgação  do  Documentário “Waimiri Atroari” durante o Conbrascom 2022, com imagem do povo Waimiri Atroari, durante ritual de recepção aos integrantes do TJRR.
 
A instalação do Posto Avançado na terra indígena Waimiri Atroari foi tema do documentário “Justiça Cidadã- Povo Indígena Waimiri-Atroari”, que rendeu ao Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) o vice-campeonato no Prêmio Nacional de Comunicação Jurídica 2022, na categoria Mídia Audiovisual. 
 
Confira para saber mais sobre os atendimentos no Posto Avançado  https://youtu.be/xaFzF9dHn_s.
 

Acompanhe a reportagem em audio: 

 

 

 

 

 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte