O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realiza até sexta-feira, 05, atividades do último módulo de expansão do Sistema de Gestão de Qualidade em busca da certificação na norma ISO 9001:2015. As ações são voltadas para os servidores que atuam na Secretaria Unificada das Varas da Infância e Juventude e 3ª Vara Cível da Comarca de Boa Vista.
A expansão do Sistema de Gestão da Qualidade iniciou em abril deste ano por meio da realização de consultorias e cursos de capacitação voltados para gestão da qualidade baseados na Norma ABNT ISO 9001:2015. O processo de expansão inclui diagnóstico da unidade, identificação e mapeamento de todos os processos, estruturação de documentos, entrevistas com magistrados e servidores, análise dos riscos e oportunidades, mapeamento dos critérios de comunicação provenientes dos processos, bem como proposição de novas metodologias.
A expectativa é que em setembro ocorra a primeira auditoria interna. A responsabilidade será do Núcleo de Auditoria Interna do TJRR. No mês de novembro, as unidades serão submetidas à auditoria externa com o organismo certificador para verificar a conformidade do sistema implantado com os requisitos da norma, para assim obter a certificação ISO 9001.
Nesta quinta-feira, as atividades foram voltadas para os servidores da 3ª Vara Cível. O consultor Fábio Didier é responsável pela capacitação nos módulos de expansão do sistema de Gestão de Qualidade da ISO 9001.
“Nós passamos por todas as atividades de implantação do sistema de gestão da qualidade na 3ª Vara Cível, mapeamos os processos, os atendimentos, indicadores, riscos, dentre outros. Com isso, pode-se dizer que o sistema está implantado, então a partir desse momento, os envolvidos poderão implementar atividades de melhoria e monitoramento, para que no mês de novembro, quando a equipe certificadora chegar, os gestores e servidores sejam avaliados e certificados e possam entrar no escopo oficialmente de unidades certificadas pelo sistema de gestão da qualidade do TJRR”, destacou.
A subsecretária de Planejamento e Gestão da Qualidade da Secretaria de Gestão Estratégica do TJRR, Érika Horta, destaca a importância das ações para o Tribunal de Justiça de Roraima.
“A expansão do sistema de gestão da qualidade apenas confirma que o Poder Judiciário de Roraima está sempre em busca da melhoria contínua, passando credibilidade à instituição e aos jurisdicionados. Os resultados assegurados com o sistema de gestão da qualidade são tantos que o escopo vem crescendo cada vez mais”.
Atualmente, duas unidades do Poder Judiciário de Roraima possuem a certificação da ISO 9001. São elas: a Secretaria Unificada das Varas Criminais e a Vara de Entorpecentes e Organização Criminosa, que funcionam no Fórum Criminal do TJRR.
SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Para contribuir com o alcance da sua missão institucional, o Poder Judiciário de Roraima adotou o Sistema de Gestão da Qualidade, que visa direcionar as ações para a melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos, viabilizando a justiça para a promoção da paz social. O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é acompanhado pela Secretaria de Gestão Estratégica que tem a competência de auxiliar a implantação e manutenção da certificação ISO 9001:2015.
O padrão normativo ISO 9001:2015 é um sistema de gestão cujo intuito é otimizar processos e torná-los ágeis, buscando sempre a satisfação dos jurisdicionados, o que proporciona ao Tribunal maior segurança nas tomadas de decisões, com base nos indicadores estabelecidos.
Outras informações sobre o Sistema de Gestão de Qualidade do Tribunal de Justiça de Roraima estão disponíveis no site qualidade.tjrr.jus.br.