Fotos: Nucri TJRR
O Poder Judiciário vem desenvolvendo uma ação de impacto voltada a qualidade de vida por meio do Programa Primeiros Passos, que tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares e consequentemente reflete positivamente na prestação de serviços aos jurisdicionados.
Com esta premissa o Programa Primeiros Passos, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), completou seis meses de ações focadas em fortalecer vivências entre pais, mães e filhos, assessorando de forma multidisciplinar o acompanhamento das famílias por faixa etária das crianças através de grupos, palestras e oficinas.
O programa consiste em encontros e assessorias voltadas a magistradas e servidoras gestantes, magistrados e servidores que tiverem filhos de até 3 anos e 11 meses de idade.
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, destacou que o programa demonstra o cuidado do Poder Judiciário com as famílias. “A preocupação da administração diz respeito à qualidade de vida dos nossos profissionais, por meio de um cuidado maior em relação aos filhos de magistrados e servidores. Esse é um dos objetivos da atual administração: trabalhar com as pessoas e valorizar o ser humano”.
Para a responsável pelo programa, a pedagoga Jane Dryelle, os seis primeiros meses do Programa Primeiros Passos tem superado as expectativas e proporcionado, a cada assessoria, experiências únicas e recheadas de fortalecimentos de vínculos.
Após os encontros, servidores avaliam as experiências vivenciadas. A servidora Paloma Cruz, por exemplo, pontuou o principal aprendizado em uma das oficinas que participou. “Que o pai presente contribui para a formação de crianças mais seguras e adultos mais bem resolvidos. Que a influência positiva gera confiança”, destacou.
Já Marina Becker, que também participa das oficinas, fez uma descoberta durante os encontros, que levará para a vida: “Demonstrar mais afeto através de pequenos gestos”, pontuou.
Os encontros não são focados apenas nas mães. Pais como Daniel Borges, disse que o conteúdo das assessorias têm colaborado para fortalecer os vínculos em família. “Muito. Acho um programa fantástico e o carinho e atenção da equipe é surpreendente”, destacou.
Durante estes seis meses, 73 servidores se inscreveram para participar dos encontros juntamente com suas redes de apoio, entre eles, avós, tios e outros.
Neste período já foram realizados cerca de 20 encontros de assessoria que desenvolveram diversas temáticas dentro da primeira infância, como: gestação saudável, maternidade e o bem estar emocional, aprendendo com as brincadeiras, leitura em família, Shantala, musicalização, paternidade responsável e muitos outros temas que trouxe mais conhecimento e mudança de hábitos dos servidores quanto ao desenvolvimento da sua parentalidade responsável, melhorando a qualidade de vida e consequentemente causando impactos nas atividades laborais.
O Programa Primeiros Passos continua recebendo inscrições no link https://forms.gle/awnKpZG2mcihHw8X7 e tem uma vasta programação até o final do ano de 2022.