Fotos: Nucri/TJRR
Na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, foi realizada a cerimônia de formatura de Agentes de Segurança no 2º Curso de Proteção de Dignitários, no Auditório do Fórum Cível, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJRR), por meio da Escola do Judiciário (EJURR) e do Gabinete Militar.
O curso tem como objetivo auxiliar os agentes de segurança a identificarem situações de risco, planejando e executando o serviço de segurança e proteção de autoridades, bem como desenvolvendo comportamentos adequados de prevenção e defesa das autoridades.
O juiz auxiliar da presidência, Bruno Costa, comentou durante a cerimônia a responsabilidade que os agentes de segurança terão ao proteger os órgãos públicos e a liberdade que eles visam implementar.
“Orgulhoso por trabalhar no Tribunal de Justiça que, por meio da Escola do Poder Judiciário proporcionou um curso de excelência não só para o corpo de segurança do Tribunal de Justiça, mas para todas as instituições parceiras e nós temos orgulho, nós temos a honra e nós temos o privilégio de poder contar com vocês. Ciente de que os senhores e senhoras estão aptos a construir e proteger as nossas instituições democráticas”.
A chefe do Gabinete Militar do TJRR, coronel Alexandra Gomes, explica que a realização do curso de Proteção de Dignitários ocorreu por meio da resolução nº 30 de 2020 do Tribunal de Justiça de Roraima que prevê a formação e especialização dos policiais militares do Gabinete Militar.
“Esse curso é um dos principais para o nosso efetivo já que uma das missões do Gabinete Militar é proporcionar a segurança das autoridades do próprio Tribunal de Justiça de Roraima, das autoridades do Conselho Nacional de Justiça e de autoridades de outros Tribunais do país, quando em visita ao Poder Judiciario de Roraima. Ressalto também que esse curso é de fundamental importância para a proteção de juízes em situação de risco”.
Segundo o chefe do setor de inteligência do TJRR, tenente Marcelo Paraguassu, o curso tem como objetivo qualificar os policiais que já trabalham na área, com técnicas e novas doutrinas para que sejam prestados melhores serviços na segurança das autoridades.
“É muito importante para os profissionais que já vinham exercendo que já vinham exercendo essa função, rever os conceitos e doutrinas. A partir de hoje, na conclusão desse curso, eles terão maior capacidade técnica de operar nessa modalidade de segurança, onde eles terão uma visão mais ampla e profissional de atuação.
Durante o curso foram repassadas informações como Emergência Pré Hospitalares, Salvamento Aquático, Noções de Combate a Incêndios, Defesa Pessoal, Serviço de Proteção de Dignitários e Escoltas, Aspectos Legais do Serviço de Proteção de Autoridades, Inteligência Protetiva, Planejamento Operacional de Segurança Avançada, Noções de Direção Defensiva e Evasiva, Armamento e Tiro Policial, entre outras.
A policial penal, Joziane Freitas Lima, foi umas das formandas do 2º Curso de Proteção de Dignitários. Para ela, os ensinamentos repassados durante as aulas ajudarão a enfrentar qualquer tipo de adversidade.
“Esse curso teve uma extrema importância por nos capacitar em como lidar com uma situação que vem aumentando muito no Estado que é a da criminalidade. Então, eu só tenho a agradecer a EJURR pela oportunidade, por estar me capacitando, no curso de Proteção de Dignitários”, disse.
O Agente de Segurança, Yves Hoover Albuquerque, explica que “foram 15 dias de curso intenso com uma equipe de profissionais muito qualificada. A gente agradece o Tribunal de Justiça de Roraima por ter promovido o curso e a todos os coordenadores, de fato foi um curso muito produtivo e com certeza será engrandecedor para as nossas carreiras.”
Além dos policiais militares que atuam no Poder Judicario de Roraima, participaram agentes de segurança de outras intituições. No total, 37 alunos realizram o curso, sendo 21 policiais militares de Roraima; três bombeiros militares de Roraima; dois policiais militares do Mato Grosso; três policiais militares do Amazonas; quatro policiais penais de Roraima; um policial civil de Roraima; dois policiais rodoviários federais que atuam em Roraima; e um agente de segurança institucional do Ministério Público Federal da Procuradoria Federal de Roraima.