Fotos: Nucri/TJRR
Em alusão ao abril azul, mês destinado a conscientização sobre o autismo, o Centro Médico e de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realizou na manhã desta terça-feira, dia 12, a palestra “Conscientização e Sensibilização do Transtorno do Espectro Autista”.
A palestra foi ministrada pela médica psiquiatra, Ana Karine Leitão, que destacou as principais caracteristicas, alertando sobre a importância de fazer um diagnóstico precoce.
“Com o passar do tempo um número maior de crianças, adolescentes e adultos estão sendo diagnosticados. Em 2020 foi uma média de 1 para 54 crianças, por isso há uma necessidade de sensibilizar cada vez mais, para que tenhamos uma sensibilidade cada vez maior ao nos depararmos com esses pacientes”, explicou.
A servidora Daniela Cristina é mãe de uma criança autista diagnosticada aos cinco anos de idade. Ela comenta que é necessário debater esse assunto para que os autistas tenham um suporte melhor da família, auxiliando no desenvolvimento saudável da criança.
“É importante participarmos de eventos como esse, não só para quem tem filhos e familiares autistas, mas para toda comunidades, porque se todas as crianças do espectro crescem com os pais tendo esse conhecimento, essas crianças vão ter a aceitação e o suporte devido que elas precisam ter para o desenvolvimento neurológico, porque depende disso, dessa criação no âmbito familiar”, finalizou.
A palestra ocorreu na sala 415 da Escola do Poder Judiciário (Ejurr), localizada na sede administrativa do TJRR, bairro São Francisco.