Fotos: Nucri/TJRR
Desenvolver uma parentalidade responsável a fim de proporcionar uma qualidade de vida para pais, mães e crianças é um dos cuidados que movem o programa Primeiros Passos, desenvolvido pelo Centro Médico e de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
No segundo mês de assessorias do programa, que está em andamento entre os dias 05, 07, 18, 19 e 20 de abril, conta com oficinas, palestras e atividades que atendem mães gestantes, pais e mães de crianças de 1 mês a 3 anos de idade.
Segundo a pedagoga e responsável pelo programa, Jane Dryelle, as oficinas e palestras têm como objetivo desmistificar dúvidas como gestação, parto e entre outras.
“As assessorias ocorrem mensalmente e nós temos quatro currículos para todos os públicos de grávidas até servidores que tenham filhos até três anos e onze meses de idade. Cada currículo tem um objetivo muito específico, muito peculiar de cada idade. Em abril vamos conversar sobre plano de parto, shantala e entre outras oficinas, para criação de vínculos e para a família também desenvolver atividades diferenciadas com a criança”, disse.
Durante a programação, oficinas como “Parto não é um bicho papão”, ”Shantala'' e entre outras, ocorreram a fim de desenvolver cada especificidade das fases da criança.
A palestrante e especialista em estratégia da saúde da família, Eidimar Cutrim, ressaltou a importância da segurança durante o parto. “Nós estamos aqui para esclarecer sobre diversos tipos de partos, para tirar as dúvidas que elas têm, e dar segurança na hora do parto”, afirmou.
A servidora do TJRR e mãe de primeira viagem, Poliana Moura, participou da oficina Parto Não é um Bicho Papão e assegurou a importância da atividade.
“Achei muito importante porque esse é o nosso desejo, ter um parto humanizado, parto normal e foi de grande valia a nossa participação”, concluiu.
Em casos de dúvidas ou demais informações sobre o programa, é possível entrar em contato por meio do telefone: (95) 3198-4187.