Fotos: Nucri/TJRR
A Comissão de Gestão da Memória - CGM realizou uma visita às futuras instalações do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Roraima. O espaço abrigará acervos que constituem o patrimônio cultural e histórico do Poder Judiciário de Roraima, desde a fundação. A visitação ocorreu no dia 21 de março.
O presidente da Comissão de Gestão da Memória - CGM, juiz convocado Luiz Fernando Castanheira Mallet, participou da visita juntamente com o secretário-geral, Felipe Queiroz, e os demais membros, e falou sobre os próximos passos para a inauguração do local.
“A ideia é que o Centro de Memória seja um espaço de visitação para a população. O encontro de hoje [21 de março] foi para analisar a efetividade do projeto para o espaço físico, que agora parte para a execução da obra e separação do acervo que será exposto”, destacou.
A inauguração do Centro de Memória está prevista para novembro de 2022. O local tem como objetivo fomentar as atividades de preservação, pesquisa e divulgação da história do Poder Judiciário do Estado de Roraima. Deve contar com um acervo físico permanente com livros que relatam a fundação do TJRR, processos históricos, objetos e espaço interativo.
Segundo a arquiteta Claudete Silva, Subsecretária de Infraestrutura, Acessibilidade e Inclusão, as obras devem começar ainda no primeiro semestre deste ano. O Centro de Memória será aberto para a população e está localizada no Conjunto dos Desembargadores, bairro Canarinho.
“O nosso público alvo é a população. Estudantes, professores, grupos escolares que desejam conhecer a história do Poder Judiciário de Roraima, tão importante para a própria história do nosso Estado”, concluiu.