O calendário de atividades conta com palestras e oficinas direcionadas as mães gestantes e pais e mães de crianças com menos de 1 mês de vida a 3 anos e 11 meses de idade
Fotos: Nucri/TJRR
Palestras, oficinas, orientações, gargalhadas e muita brincadeira. Esse foi um pequeno resumo da primeira semana de assessorias do programa Primeiros Passos, desenvolvido pelo Centro Medico e de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
Estas primeiras ações foram realizadas durante os dias 7, 9, 10 e 11 de março e contaram com oficinas voltadas tanto para as mamães gestantes, quanto para pais e mães de crianças de 1 mês a 3 anos de idade.
Segundo pedagoga e responsável pelo programa, Jane Dryelle, todas as oficinas têm como objetivo principal promover vínculos entre mães, pais e demais cuidadores das crianças.
"É importante que as famílias percebam que tudo pode ser motivo para promover vínculos, desde a conversa do pai com o bebê na barriga da mãe, as leituras e brincadeiras nos primeiros meses de vida, para as crianças, a linguagem é brincar. Nos primeiros anos de vida, os vínculos precisam ser fortalecidos e isso acontece durante esses momentos, tanto para família como para criança que vai desfrutar da parentalidade responsável", ressaltou.
Além da oficina sobre o primeiro ano de vida do bebê, também foram realizadas palestras com os temas: "Seja bem-vinda à maternidade", "Leia comigo!" e "Brincar é coisa séria".
Uma das palestrantes da semana, a enfermeira Karoliny Oliveira Louzada Dias, explicou para as mães e pais sobre desenvolvimento infantil, do nascimento ao primeiro ano de vida do bebê, abordando assuntos como crescimento e desenvolvimento, o ganho de habilidades e a importância do estímulo de forma adequada às crianças dessa faixa etária.
“É extremamente importante esse momento por conta da interação que está acontecendo por conta da família, cuidadores e dos profissionais que estão envolvidos nesse programa do Tribunal de Justiça”, destacou.
Pai de primeira viagem, o servidor do Poder Judiciário, Jefferson Eli Lima Batista, ressaltou que a iniciativa é extremamente importante, principalmente para aqueles pais que ainda estão tentando adequar à rotina de cuidado dos filhos, com o trabalho.
"Esse programa promovido pelo Tribunal de Justiça é de extrema importância para a gente, principalmente porque, agora, temos uma direção para desenvolver um melhor cuidado com os nossos filhos", comentou.
Em casos de dúvidas ou demais informações sobre o programa, é possível entrar em contato por meio do telefone: (95) 3198-4187.