Cerca de 45 professores da rede Estadual participaram da ação
Foto: Nucri/TJRR
Com objetivo de expandir as ações voltadas à proteção da mulher, a Coordenadoria de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima realizou no dia 17 de fevereiro uma capacitação e sensibilização de professores da rede estadual de ensino do município de São Luiz, região sul do Estado a respeito do projeto Maria Vai à Escola.
O programa visa inserir no currículo escolar discussões relacionadas aos direitos humanos, igualdade de gênero, etnia e a problemática da violência doméstica e familiar contra a mulher.
Ao todo, 45 professores das escolas João Rodrigues da Silva, Alan Kardec Dantas participaram do evento. A proposta é capacitar os docentes para a implementação do projeto Maria vai à Escola no município.
A psicopedagoga da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Mesquita, explica a importância de ampliar o projeto para o interior do Estado.
“Como plano de metas para 2022, uma das ações previstas pela Coordenadoria de Violência Doméstica é a expansão de projetos reconhecidamente eficazes na prevenção à violência doméstica, assim aliada a intenção do magistrado da Comarca, iniciamos a expansão do programa Maria Vai á Escola que vai beneficiar inicialmente 45 professores com capacitação específica no tema e depois alunos do 6 ao 9º ano daquela localidade. Nosso objetivo é levar a cada escola do Estado de Roraima, o tema da prevenção e combate à violência domestica”, reforçou.
A implementação do projeto no município foi a pedido do juíz titular da Comarca de São Luiz, Raimundo Anastácio que explica que dar o primeiro passo, é fundamental.
"É uma felicidade tornar realidade o projeto Maria Vai à Escola no Sul do Estado. Esse passo faz parte de uma luta maior. Trata se de estratégia de concretização dos direitos humanos e promover o bem de todos”, enfatizou o magistrado.
O projeto Maria vai à Escola, devido à pandemia da Covid-19, deve retomar as atividades presenciais a partir de março de 2022, nas escolas municipais de Boa Vista.