Fotos: Nucri/TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) recebeu pontuação máxima no ranking de transparência do Prêmio CNJ de Qualidade. Um dos critérios que levaram o Poder Judiciário roraimense a alcançar o Selo Diamante, premiação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) às Cortes Judiciais do Brasil que possuem boas práticas de gestão e planejamento de atividades.
Em 2021, o TJRR respondeu mais de 90% das demandas, com caráter devolutivo, até 30 dias após o recebimento e alcançou a pontuação histórica de 90,63% no eixo transparência. A conquista ressalta o empenho da Justiça Estadual em oferecer um serviço transparente e minucioso que seja acessível à população.
O portal de transparência do Tribunal de Justiça de Roraima, por exemplo, demonstra a preocupação do judiciário roraimense com o acesso à informação por parte da população. Nele, são disponibilizadas informações a respeito da governança, administração e gestão de pessoas. Além de uma aba onde a população pode tirar dúvidas, fazer reclamações e dar sugestões sobre os serviços prestados pelo TJRR.
A assessora de gabinete administrativo da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), Poliana Moura, destaca o empenho de diversos setores do judiciário roraimense para realização de um trabalho transparente.
“O ranking da transparência é um trabalho minucioso, em que procuramos focar nas necessidades dos cidadãos. Temos certeza que com a dedicação dos setores envolvidos, esse índice tende a crescer cada vez mais, e com isso o Poder Judiciário de Roraima fica cada vez mais perto dos nossos jurisdicionados”, completou.
Na última edição do Prêmio CNJ de Qualidade, os itens sob avaliação foram distribuídos em nove temas compostos por 83 perguntas. Foram avaliados os objetivos estratégicos, metas e indicadores; levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; calendário das sessões colegiadas; atas das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.
Ranking da Transparência
O ranking da transparência é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, no qual avalia a transparência ativa e passiva dos órgãos do Poder Judiciário;
Os órgãos recebem, por meio de ofício, um link e senha de acesso para responder o questionário eletrônico que o CNJ encaminha, com prazo. As respostas são enviadas em forma de link para comprovar que realmente é publicado no sítio eletrônico.
Ouça agora a reportagem na versão em audio: