Fotos: Nucri TJRR
A primeiríssima infância é um dos momentos mais importantes que une mães, pais e filhos em laços afetivos e na parentalidade responsável. Com isso, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) por intermédio do Centro Medico e de Qualidade de Vida, iniciou nesta quarta-feira, 02 de fevereiro, as atividades do programa Primeiros Passos. O primeiro encontro, ocorreu na sede administrativa do Poder Judiciário, localizada no bairro São Francisco.
O projeto tem como objetivo o desenvolvimento da parentalidade responsável de magistradas, magistrados, servidoras e servidores que são mães, pais ou tutores de crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade, a fim de impulsionar a formação dos vínculos afetivos na primeira infância entre a criança e a família, por meio de oficinas, palestras e atividades em grupos.
Segundo a coordenadora do Centro de Saúde e Qualidade de Vida, Ivy Amaro, este primeiro momento foi dedicado à apresentação dos profissionais que conduzirão as atividades as mães, pais e responsáveis inscritos no curso.
“Hoje foi o primeiro contato para explicações iniciais sobre o conteúdo que será trabalhado. São quatro turmas divididas de acordo com a faixa etária das crianças. Então nesse primeiro encontro ocorre um acolhimento. Os pais vão conhecer seus pedagogos, cuidadores e orientadores”, explicou.
As relações afetivas e emocionais de mães, pais ou tutores impactam significativamente na formação da criança. Para a psicóloga e servidora do TJRR, Perla Lima, o programa trabalha de forma positiva os primeiros contatos das crianças com o mundo.
“É importante a gente conversar sobre os vínculos familiares, sobre a formação de uma base segura para a criança. Como auxiliar de forma positiva na formação da personalidade das crianças que a gente sabe que é importantíssimo para o desenvolvimento dela até a fase adulta”, ressaltou.
Ainda no seu primeiro mês de maternidade, a servidora do TJRR, Yana Lima, não mediu esforços para participar do primeiro encontro do projeto, que ocorrerá uma vez por mês e ressalta a importância dele para mães e pais de primeira viagem.
“Eu como mãe de primeira viagem e servidora aqui do TJRR, achei muito importante essa preocupação do Tribunal com a primeira infância, com os nossos filhos. Então você receber essa assistência de profissionais da área é muito bacana, seja para mães de primeira viagem como eu ou para pais que já tenham outros filhos também”, afirmou.
O programa ainda conta com um espaço dedicado exclusivamente às crianças, com escorregador, piscina de bolinhas, banheira de hidromassagem, espaço de leitura e brinquedoteca.
Segundo a servidora do TJRR e responsável pelo projeto, Jane Dryelle, o encontro foi marcado com sentimento de dever cumprido. “Nós estamos com uma quantidade interessante de servidores inscritos, e o mais legal é que para cada servidora e servidor inscrito, nós contamos três participantes, porque vem a servidora, o servidor com a sua criança e mais pessoa que faz parte do vínculo dessa criança. Queremos alcançar todos que têm crianças, desde a gestação até três anos e 11 meses de idade. Estamos contentes, superamos a nossa expectativa”, concluiu.
É importante ressaltar que o programa que atende a magistradas, magistrados, servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Roraima, continua com as inscrições abertas. O cadastro pode ser feito por meio de formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/91TE5evEG44DajsT6.
Ouça também a reportagem em áudio