Fotos: Nucri TJRR
Os dois mutirões de conciliação alcançaram um montante negociado de aproximadamente de R $2,3 milhões.
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Capital (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou durante os meses de novembro e dezembro dois mutirões de conciliação em parceria com a Roraima Energia e a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima. O objetivo foi evitar o ajuizamento de ações de cobrança por parte das empresas às partes envolvidas.
Ao todo, 818 pessoas foram atendidas durante os mutirões. Entre os dias 23 de novembro e 7 de dezembro, o quarto mutirão de Conciliação em parceria com a Roraima Energia em 2021 designou 400 audiências, atendeu 457 pessoas e realizou 240 negociações. Já a ação em conjunto com Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) que ocorreu entre os dias 06 e 14 de dezembro, resultou em 300 audiências e 361 atendimentos. Os dois mutirões de conciliação alcançaram um montante negociado de aproximadamente de R $2,3 milhões.
As audiências foram realizadas de maneira virtual, com o apoio de 14 mediadores, sendo 6 deles voluntários e 3 em fase de certificação do curso de conciliação e mediação oferecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o TJRR.
A gestora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Ocimara Vasconcelos, afirmou que além das vantagens especiais oferecidas pela Roraima Energia, o envio dos convites aos consumidores com demandas de cobrança que ainda não haviam sido ajuizadas, evitou gastos com a judicialização.
"Devido ao momento econômico que o estado está passando, os consumidores precisam dessa oportunidade de negociação diferenciada num lugar onde as pessoas se sentem acolhidas, pois exercitam sua cidadania ao pleitearem as condições do acordo, com a finalidade de regularizarem sua situação junto à concessionária”, disse.
Para as negociações realizadas no CEJUSC, a CAER reduziu os percentuais habitualmente praticados nas agências, oferecendo a oportunidade de renegociar os débitos com desconto de 100% nos juros e multa. Já a Roraima Energia informou que após o recebimento das cartas convites para participar do mutirão, vários clientes procuraram a concessionária para regularizarem as pendências antes da realização do evento, o que resultou em um volume ainda maior nas negociações realizadas.