Fotos: Nucri/TJRR
Agentes da Divisão de Proteção das Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) participaram, na manhã desta quarta-feira (01), de uma ação em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcarr), para fiscalizar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade nas ruas de Boa Vista.
Além do mapeamento e do cadastro das famílias em políticas assistenciais, foi entregue para as crianças um gibi em espanhol contendo informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A técnica judiciária de Proteção à Criança e ao Adolescente, Rita de Cássia Rodrigues, explica que durante a ação é feito um mapeamento dos lugares onde são encontradas crianças e adolescentes trabalhando, ou em situação de mendicância, juntamente com um cadastro da família dos menores encontrados no local.
“O Tribunal de Justiça está acompanhando a equipe do Cedcarr, para dar apoio a essas crianças em situação de vulnerabilidade. Em muitos casos elas estão prestando um trabalho, ou em mendicância, acompanhados da família. Então, nós estamos abordando essas famílias, fazendo um cadastro prévio e enviando esses dados para o auxílio emergencial, para que, assim, eles possam ter um auxílio e as crianças saiam das ruas”, afirmou.
O presidente da Cedcarr, Paulo Tadeu, comenta que esse é o terceiro dia da vistoria, e a proposta é que todo fim de mês as instituições envolvidas realizem a ação, aumentando a fiscalização e o auxílio às crianças.
“Há um mês percorremos a cidade e detectamos crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. E durante uma reunião com o Departamento de Proteção da Setrabes e o Conselho Tutelar, propomos uma articulação com o Tribunal de Justiça para iniciar os trabalhos de fiscalização. Juntamente com o cadastro das famílias, os dados coletados são enviados para o setor responsável para que as devidas providências sejam tomadas”, explicou.