O resultado preliminar da primeira fase do programa de pós-graduação em Residência Judicial, ofertado pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), já está disponível no endereço https://bit.ly/3F0gTCI. O processo seletivo oferece 40 vagas destinadas a bacharéis em Direito.
As provas foram realizadas no último domingo, dia 7, totalmente online, com 338 inscritos. Nenhum candidato fez a mesma prova, graças a um sistema de embaralhamento randômico das questões. De acordo com o edital da seleção, as 120 maiores notas serão classificadas para a segunda fase, que ocorrerá no dia 28 de novembro, em formato presencial.
A previsão de início das aulas é para 03 de janeiro de 2022, e devido a evolução da vacinação e melhoria do cenário epidemiológico no Estado, a expectativa é que as aulas ocorram, principalmente, no modelo presencial.
O coordenador do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI) do Tribunal de Justiça, Alcenir Souza, explicou que o Programa de Residência Judicial, executado em parceria com o IFRR, compreende o aprendizado da atividade judicante e será realizado em duas etapas (estudos preparatórios e prática jurisdicional tutelada), totalizando 1.360 horas.
A seleção envolve bacharéis que não exerçam a advocacia, não possuam vínculo profissional como advogado ou sociedade de advogados, nem participe de programa semelhante em outro órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta de qualquer Poder. São reservadas 10% das vagas para pessoas com deficiência.
Mais informações no site: https://npi.tjrr.jus.br/ava/.
Ilustração: Nucri TJRR