A Divisão de Proteção da Vara da Infância e Juventude, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realizou na manhã desta quarta-feira, dia 06, atendimentos aos imigrantes que estavam com dificuldades para fazer o embarque nas agências aéreas, no Aeroporto Internacional de Boa Vista.
Os atendimentos serão realizados toda semana até o final do mês de outubro, nas segundas, quartas e sextas-feiras, a fim de orientar os imigrantes a respeito dos documentos necessários para viajar em território nacional, como explica o agente de proteção da Vara da infância, Anderson Luiz.
“Além de atender os imigrantes, nós orientamos as empresas aéreas sobre como proceder quando encontram esse tipo de caso. Já aconteceu de uma moça comprar uma passagem para a mãe e a filha viajarem para outro estado, mas nenhuma das duas puderam embarcar devido a falta de documentos necessários para a viagem. Aqui fazemos essa orientação sobre quais e onde eles podem conseguir esses documentos”, disse.
A agente de proteção Ana Paula de Castro, comentou que para facilitar a orientação das agências aéreas quando se depararem com esse tipo de situação, foi elaborado pela Vara da Infância e Juventude uma cartilha contendo todas as informações necessárias em português, espanhol e inglês.
“A cartilha foi elaborada pelo Tribunal de Justiça a fim de orientar os imigrantes quanto a documentação para viajar para outros estados tendo em vista que os imigrantes estão tendo problemas no embarque da viagem, já que a maioria apenas possui certidão de nascimento e não tem documentos regulares, e cartilha vem para fazer essa orientação para antes deles realizarem o checkin”, finalizou.
A cartilha com todas as orientações pode ser acessada no site do Tribunal de Justiça de Roraima, no endereço: https://www.tjrr.jus.br/.
Fotos: Nucri TJRR