Entre os dias 8 a 15 de setembro, serão realizadas 250 audiências de forma online e previamente agendadas.
A negociação de dívidas pendentes é uma ferramenta importante para quem precisa sair do sufoco. Pensando nisso, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), em parceria com a Roraima Energia, realizará nos dias 8 a 15 de setembro um mutirão de conciliação.
Serão realizadas 250 audiências e todas ocorrerão de forma on-line, por meio da plataforma Scriba (Sistema Inteligente de Audiências e Videoconferências). Segundo o gestor do Cejusc, Ruy Lúcio Rodrigues, as partes que participarão das sessões de conciliação já foram notificadas, e poderão acessar as salas de audiências pelo link recebido nas notificações.
“Para este Mutirão foi disponibilizada à empresa a possibilidade da realização de 250 audiências, no período de 8 dias. Diante disso, a empresa selecionou os clientes, enviando ao Cejusc as reclamações pré-processuais para distribuição, agendamento das audiências e expedição das notificações, que foram entregues pela Roraima Energia diretamente aos clientes, que estão agora apenas aguardando os atendimentos”, explicou
Nas audiências de conciliação, além das partes envolvidas, irão participar um mediador/conciliador para auxiliar na composição de um acordo, como explica a gestora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Ocimara Vasconcelos.
“Para darmos os passos finais para o mutirão, realizamos duas reuniões com os representantes da Roraima Energia e com os mediadores. As reuniões têm como objetivo otimizar as ações para a realização das audiências. Foram realizados treinamentos para uso da plataforma Scriba, em razão das audiências ocorrerem de forma on-line”, explicou.
Pagamento das dívidas - Para realizar o mutirão e beneficiar os credores, a fim de quitar as pendências, a Roraima Energia reduziu os percentuais habitualmente praticados em suas agências, para oferecer a oportunidade de negociar a dívida com o desconto de 100% de multa.
Além disso, referente aos pagamentos parcelados, a dívida poderá ser negociada com desconto de 100% da multa e dos juros, em até 36 vezes na própria fatura, com entrada de 17% do total da dívida, havendo cobrança apenas da correção monetária neste último caso.
Cejusc - O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio do Nupemec, mantém uma parceria com a Roraima Energia há anos, e por meio dela, o Cejusc realizou os mutirões de conciliação permitindo que os usuários obtivessem vantagens nas negociações de débitos existentes.
Foto: Nucri TJRR