O aplicativo visa auxiliar as mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência doméstica na busca por informações. Ele está configurado tanto em português quanto em espanhol.
A Coordenadoria de Violência Doméstica, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), recebeu na manhã dessa quinta-feira 19, a doação de totens do Programa Nina, aplicativo desenvolvido pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa).
Os Totens são compostos por um tablet, que tem instalado no sistema, o aplicativo Nina, que visa auxiliar as mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência doméstica na busca por informações. Para evitar o contágio pela Covid-19, o objeto tem acoplado um mecanismo para liberar álcool em gel.
A proposta é colocar os totens nos locais onde tenham grande movimentação de pessoas para facilitar o acesso do público à informação, como destaca a juíza titular do 1º Juizado da Violência Doméstica e coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Suelen Márcia Silva Alves.
“Esse é mais um instrumento colocado em prol da mulher principalmente a mulher refugiada, para que ela tenha um local para buscar auxílio, afinal, muitas vezes ela pensa que a lei é válida apenas para as brasileiras, o que não é verdade, a nossa lei e o nosso juizado está aberto para todas as nacionalidades, principalmente para esse nicho de vulnerabilidade que é o refugiado”, afirmou.
Igo Martini é chefe de escritório do Unfpa, e explica que a criação e o layout do aplicativo foi baseada na vivência de mulheres que já sofreram algum tipo de violência, facilitando assim, a navegação pelo programa.
“O desenvolvimento do aplicativo contou com a participação da sociedade civil de Roraima, da coordenadoria de política de mulheres do estado, da prefeitura e da equipe do Tribunal de Justiça, então todo o conteúdo do aplicativo foi baseado na vivência dessas mulheres líderes de direitos humanos, para que elas possam saber mais sobre proteção e conhecer os seus direitos de forma facilitada”, ressaltou.
O aplicativo pode ser acessado tanto nas configurações em português quanto em espanhol. Para a psicopedagoga da Coordenadoria de Violência Doméstica do TJRR, Aurilene Mesquita, o objetivo do projeto é aproximar diversas informações importantes das mulheres que dificilmente têm acesso a elas.
“Nesse aplicativo as mulheres podem acessar e encontrar o serviço de saúde, segurança, as questões migratórias, documentação. Então é um aplicativo que irá ajudar as mulheres a identificar o serviço no qual elas podem obter informações diversas sobre as suas necessidades”, disse.
Quem tiver interesse, pode ter acesso ao aplicativo pelo aparelho celular pessoal, basta acessar a loja virtual de programas do seu aparelho, seja ele Android ou IOS, e pesquisar por Nina Unfpa, e fazer a instalação.
Entrega de Kits de Higiene
Outra ação realizada em parceria pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em parceira com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) foi a entrega de kits de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade em Boa Vista.
Ao todo, foram distribuídos 20 kits com utensílios para higiene pessoal como absorvente, escova de dentes e sabonete. A iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas pelo Poder Judiciário de Roraima durante a Semana da Justiça pela paz em Casa.
Agentes da Patrulha Maria da Penha, que realiza o acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica, acompanharam as entregas.
Fotos: Nucri