.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

Selos Prêmios TJRR       

Relatório de Pesquisa sobre Metas Nacionais do Poder Judiciário é divulgado

Dados devem auxiliar na construção de prioridades a serem alcançadas pela justiça brasileira até 2022.
 
Ao fundo vemos uma pessoa com as mão entrelaçadas olhando para um gráfico. Texto: Relatorio da Pesquisa 2021 - Gestão Participativa
 
Para tornar a construção das metas nacionais do Poder Judiciário para 2022 mais participativa, e aproximar a justiça cada vez mais da população, o Tribunal de Justiça de Roraima participou, entre 28 de junho e 18 de julho, em parceria com outros 26 tribunais do país, da pesquisa de Gestão Participativa 2021. A consulta pública foi realizada por meio da Rede Nacional de Governança Colaborativa da Justiça Estadual.
 
Ao todo, cerca de cinco mil pessoas responderam ao questionário. Entre elas servidores e servidoras do Poder Judiciário, magistrados, magistradas, membros do Ministério Público, advogados, advogadas, defensores e defensoras públicas e a população em geral.
 
De acordo com a Secretária de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça de Roraima (SGE/TJRR), Veruska Lobo, a pesquisa deve auxiliar na otimização dos serviços prestados pelo Poder Judiciário. 
 
“O principal fruto colhido é termos a percepção e colaboração de todos envolvidos com a prestação jurisdicional na definição dos próximos passos, das prioridades da justiça brasileira”, destacou.
 
Segundo a pesquisa, 85,68% dos participantes acreditam que o aumento do índice de conciliações, uma das 12 metas nacionais estabelecidas pelo Poder Judiciário, pode auxiliar o desempenho da justiça brasileira. 
 
Outro dado obtido através da consulta pública aponta que 77,23% das pessoas acreditam que identificar e julgar pelo menos 70% das ações de improbidade administrativa e das ações penais relacionadas  a crimes contra a administração pública pode contribuir para a redução da impunidade.
 
Os dados também  trazem otimismo em relação aos processos relacionados à violência contra a mulher. Cerca de 88% dos participantes acreditam que a oitava meta, que trata da identificação e julgamento de 50% dos casos de feminicídio  e 50% dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher  distribuídos até dezembro de 2019 pode auxiliar na aceleração dos trâmites processuais relacionados à violência doméstica.
 
O plano de metas nacionais também prevê a identificação e impulsionamento de 25% dos processos relacionados às ações ambientais distribuídas até dezembro de 2020. No total, 83,25% dos participantes consideraram a meta relevante.
 
Os resultados da consulta pública foram  encaminhados para análise do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e consolidados em relatório, de acordo com critérios técnicos, considerando a pertinência e a viabilidade das sugestões. Após a análise, será elaborada uma proposta final das Metas Nacionais, que será submetida à aprovação dos presidentes dos tribunais durante o encontro nacional do Poder Judiciário.
 
Fotos: Nucri TJRR 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte