Funcionalidades do novo site foram apresentados pelo secretário de tecnologia da informação na Sessão do Tribunal Pleno desta quarta-feira, 4 de agosto.
Foto: Nucri TJRR
Ferramentas de navegabilidade que facilitam o acesso do cidadão, opções acessíveis para deficientes, layout mais organizado, serviços para o advogado. Essas são as principais mudanças apresentadas pelo secretário de tecnologia da informação do Poder Judiciário de Roraima, Wagner Pinheiro, em sessão do Tribunal Pleno realizada nesta quarta-feira, 4 de agosto.
O novo portal do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) entrará no ar às 00h00 desta quinta-feira (5). Conforme o secretário o novo site, é uma ferramenta importante para a prestação jurisdicional de contato direto com o cidadão, com a imprensa, sociedade, e também uma ferramenta legislativa, com a disponibilidade de leis e jurisprudências.
Wagner destacou que as mudanças foram possíveis graças às diversas ferramentas disponíveis, que permitiram à equipe envolvida, entender com precisão os acessos feitos ao portal antigo. “Fizemos uma análise de mais de 360 mil acessos e conseguimos colocar um ranking das páginas mais acessadas, de conteúdos mais relevantes, e identificamos uma série de oportunidades, de melhorias a serem realizadas” disse.
Ainda conforme o secretário, 60% dos serviços de interesse do usuário já estão disponíveis na página principal. Além disso, o layout está mais limpo e mais organizado o que melhora a experiência do usuário. “Outra funcionalidade muito importante está relacionada as medidas de acessibilidade. Em virtude da pandemia, o foco mudou para a acessibilidade digital e no portal, existe a ferramenta de libras para deficientes auditivos” pontuou.
Conforme o servidor Franco Soares, desenvolvedor do novo portal, a arquitetura da informação do novo portal foi projetada com base no comportamento do usuário ao navegar o site. “Foi possível mapear esses dados por meio do Google Analytics, uma ferramenta tecnológica que gera diversos relatórios utilizados pelos profissionais de TI para orientar a evolução contínua em portais de Internet”, disse.
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Cristóvão Suter, afirmou que o novo recurso é um grande avanço para o Poder Judiciário de Roraima. “Nós tínhamos essa preocupação de reformulação de um novo site, justamente trazendo para esse novo portal, o que há de melhor, inclusive a linguagem em libras, pois são poucos os sites de Tribunais que dispõem desse recurso. Essa tecnologia se adequa a necessidade que foi estabelecida corretamente pelo Conselho Nacional de Justiça de acessibilidade, o que é extremamente importante e fruto de tecnologia local. Esse site foi desenvolvido 100% pela STI e sem custo. É um avanço imensurável e um trabalho muito bem feito” concluiu.