Fotos: Nucri TJRR/Divulgação
De 21 a 25 de novembro de 2022, todos os tribunais de justiça estaduais se mobilizam para reforçar as ações relacionadas à violência doméstica e familiar, durante a Semana da Justiça Pela Paz em Casa. O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), terá uma série de ações que culminarão com a entrega do selo Mulheres Seguras, prêmio criado para condecorar ações de combate à violência contra mulheres e meninas.
A coordenadora estadual de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima, juíza Suelen Alves, destacou que é dever do Estado assegurar a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações.
“A violência contra a mulher, em todas as suas formas, constitui violação dos direitos humanos e liberdades fundamentais. Nesta edição, teremos uma programação para dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que muitas mulheres brasileiras enfrentam”, destacou a magistrada.
Atividades
A primeira ação foi realizada nesta segunda-feira (21), com uma palestra na Comunidade Anzol, Região do Truaru, zona rural de Boa Vista. Ao longo da semana, serão realizadas ainda reuniões e formações com membros da rede de proteção, certificação de alunos do projeto Maria Vai à Escola e ações sociais.
A programação encerra na próxima sexta-feira (25), com a entrega do selo Mulheres Seguras. O edital do selo foi lançado durante a 21ª Semana Justiça Pela Paz em Casa. A iniciativa da Cevid surgiu da necessidade de criar alternativas de conclamação da sociedade para a questão da violência contra a mulher, visando diminuir os altos índices de violência doméstica e familiar contra as mulheres no Estado e, também, seguindo uma tendência dos Tribunais de reconhecer trabalhos na área de combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
“Espera-se poder contribuir para a sensibilização da sociedade do comércio e serviços, e das pessoas em geral, sobre da importância do tema, para que possam colaborar para a promoção e garantia dos direitos humanos das mulheres”, destacou a magistrada.
Confira a programação da 22ª Semana da Justiça Pela Paz em Casa
- Evento na Comunidade Anzol/Região do Truaru - 21/11
- Reuniões de Rede - Comarca de Bonfim - 22/11
- Formação sobre Violência Doméstica e Lei Maria da Penha para os serviços de segurança e socioassistenciais da Comarca de Bonfim - 22/11
- Certificação dos alunos do Projeto Maria vai à Escola - Escola Ana Sandra - 23/11
- Distribuição de Kits de higiene pessoal - Colaboração do Fundo de População das Nações Unidas-RR – UNFPA - 21-24/11
- Entrega do Selo Mulheres Seguras - 25/11