Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência do TJRR entregou certificados do programa a mais de 100 alunos.
Fotos: Nucri TJRR
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou a solenidade de certificação dos alunos participantes do Programa Maria vai à escola. O evento, é parte da programação da Semana da Justiça pela Paz em Casa e ocorreu no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto na tarde de quarta-feira (23).
Ao todo, 117 alunos das turmas de 5° ano da Escola Municipal Ana Sandra Nascimento no bairro Cidade Satélite receberam certificados de participação. Desde setembro, foram realizadas atividades voltadas para temas como direitos humanos, igualdade de gênero, etnia e violência doméstica.
O aluno Davi Gabriel dos Santos, 11 anos, recebeu o certificado e descreveu um pouco do aprendizado com as atividades do Programa Maria vai à escola.
“A minha experiência foi muito boa, me senti muito bem por conhecer mais a lei Maria da Penha. Aprendi muito sobre direitos humanos e nossos deveres”, disse.
A professora Aldamires Melo atua na formação dos alunos em uma das turmas do quinto ano da Escola Ana Sandra Nascimento e explicou a importância da fase final do programa para as crianças.
“O momento de vir ao Fórum é sempre especial, é a oportunidade deles conhecerem esse espaço, conhecer a juíza que está a frente desse trabalho e desfrutar do que vai ser oferecido que é a certificação. Eles acham esse momento maravilhoso e nós ficamos gratos pois é o resultado, a culminância do nosso trabalho”;
O Programa Maria vai à escola é uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRR e a Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista.
A secretária Adjunta Pedagógica, Meiry Jane Silva reforçou a importância do trabalho em conjunto para sensibilizar meninos e meninas da rede municipal de ensino.
“Esse momento é muito especial onde os alunos recebem a certificação. É um trabalho lindo em parceria com o Tribunal que tem dado certo, as crianças adoram o desenvolvimento do projeto.”
Para a juíza Suelen Alves, coordenadora da Cevid a certificação é a culminância do programa que tem alcançado cada vez mais resultados positivos. A intenção é ampliar o programa para outros municípios.
“Estamos cheios de alegria em passar um pouquinho para as crianças noções de dignidade, de respeito ao próximo, da nossa experiência com direitos humanos e respeito nos termos da lei Maria da Penha. Em 2023, temos a perspectiva de continuar o projeto que está sendo valoroso para as nossas crianças, inclusive de ampliação. Já fizemos um trabalho em São Luiz do Anauá e pretendemos que seja expandido para todo o Estado tendo em vista o sucesso.”
Semana da Justiça Pela Paz em Casa
De 21 a 25 de novembro de 2022, todos os tribunais de justiça estaduais se mobilizam para reforçar as ações relacionadas à violência doméstica e familiar, durante a Semana da Justiça Pela Paz em Casa. O Tribunal de Justiça de Roraima por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), terá uma série de ações que culminarão com a entrega do selo Mulheres Seguras, prêmio criado para condecorar ações de combate à violência contra mulheres e meninas.