O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha, recebeu na manhã de hoje, a visita do advogado Tiago Lins e Silva, neto do Ministro Evandro Lins e Silva, que foi homenageado pelo TJRR ao dar nome ao Fórum Criminal de Boa Vista. Do encontro, participaram também, os advogados Rodolpho Morais e Ednaldo Vidal, respectivamante, presidente e vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Roraima.
Durante a visita, o presidente do TJ e o advogado conversaram descontraidamente e lembraram histórias sobre a vida de Evandro Lins e Silva e sua importância na defesa das liberdades.
“Não foi por acaso que escolhemos o nome do ministro para o Fórum Criminal. Sua vida e seu exemplo profissional são inspirações diárias para quem defende a Justiça e a liberdade como maior patrimônio do ser humano. ”
Tiago Lins e Silva é advogado criminalista e veio a Boa Vista a convite da OAB/RR para ministrar palestra com o tema “Presunção da Inocência”, demonstrando que sua vida profissional se inspira nos passos do avô.
“Eu vim falar sobre a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que a meu ver, fez uma leitura não compatível com o texto constitucional, trazendo consequências gravíssimas para inúmeros casos de pessoas condenadas injustamente em segunda instância, e que poderiam aguardar em liberdade a solução de seus casos”, destacou.
Após a visita, Tiago Lins e Silva foi conhecer as dependências do Fórum Criminal. Na oportunidade, ele falou sobre a importância da homenagem feita pelo TJ/RR ao seu avô.
“Essa é uma homenagem que a família recebe com muita felicidade. É muito marcante e importante ter o nome dele vinculado a um Fórum Criminal, ambiente onde ele fez sua vida profissional. Além de tudo, tem o caráter simbólico, em virtude dos princípios que ele sempre defendeu ao buscar a Justiça acima de tudo, e a liberdade como regra”.
Boa Vista, 02 de junho de 2016
Ana Marques