A juíza Maria Aparecida Cury, titular do 1° Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar, participou na tarde de sábado, 26, na Praça Germano Sampaio, Pintolandia, do Fórum de debate sobre os diversos tipos violência contra a mulher, criança, idoso e deficiente especial. A ação encerrou a Campanha do projeto internacional “Quebrando o Silêncio” coordenado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia de Roraima.
Para alertar e orientar as pessoas sobre a problemática enfrentada, o encontro reuniu vários representantes dos órgãos da Rede de Proteção à mulher, à criança e ao adolescente, idosos e deficientes físicos. Durante o debate, os palestrantes interagiram com o público esclarecendo dúvidas, além de destacar caminhos para que as pessoas que são vítimas denunciem, porque a violência é um problema da sociedade.
A magistrada Maria Aparecida Cury destacou a importância do projeto, como todos outros que tratam da temática violência. “Tudo que é para quebrar o silêncio da violência, sejam projetos coordenados por igrejas, entidades e Poder público, são importantes porque a violência está muito grande, haja vista que as pessoas não conversam mais. Então precisa ser combatida em todos os sentidos e de todas as maneiras”, afirmou.
A juíza destacou ainda que as pessoas que estão em situação de violência podem sair dessa situação. “Tanto a mulher, as crianças, os idosos, deficientes não precisam viver em situação de violência, principalmente as crianças. Elas podem ser protegidas, por meio de denúncia sem que o denunciante se comprometa. Se calar, naturalizar a violência, nunca foi o caminho e nunca será” concluiu.
A participação da magistrada também encerrou a semana da Justiça pela Paz em Casa. Durante o período de 21 a 25 de agosto a Coordenadoria de Violência Doméstica em parceria com as Unidades de Saúde e Patrulha Maria da Penha realizaram várias atividades informativas de combate contra a violência doméstica e familiar.
*com informações da Coordenadoria de Violência Doméstica
Boa Vista, 28 de agosto de 2017.
Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais – Nucri
Escritório de Comunicação