O Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou a cerimônia de encerramento da oficina "Líderes da Paz", promovida na Escola Estadual Professora Coema Souto Maior Nogueira.
Durante o evento, 38 alunos foram certificados como novos Líderes da Paz, comprometidos com a promoção de uma cultura de respeito e diálogo na comunidade escolar. A cerimônia contou com a presença de familiares e da equipe pedagógica da escola, incluindo a Coordenadora Pedagógica Zenayde Honorato e o Orientador Educacional Diomar.
O projeto "Líderes da Paz" tem como principal objetivo o estabelecimento de ambientes pacíficos nas escolas e o fortalecimento de uma sociedade solidária e empática. A chefe do setor de Justiça Comunitária, Marcelle Wottrich, explicou que a metodologia utilizada na oficina é dividida em duas etapas: uma expositiva, onde os conteúdos são apresentados, e uma prática, onde os alunos compartilham vivências pessoais e refletem sobre situações de conflito que possam ter experimentado na escola ou na comunidade.
"Durante as oficinas, realizamos uma pesquisa sobre grandes líderes mundiais que dedicaram suas vidas à cultura da paz," explicou Marcelle. "Também introduzimos os alunos à técnica da Comunicação Não Violenta, incentivando a empatia e a escuta ativa, mostrando que a comunicação vai muito além das palavras."
O Programa Justiça Comunitária desenvolve diversas atividades nas escolas de Roraima, com uma equipe de profissionais capacitados em prevenção e mediação de conflitos. As ações incluem círculos de diálogo e momentos de partilha entre professores e alunos, sempre guiados pelo princípio da Comunicação Não Violenta.
Texto: João Gabriel Padilha - Estagiário de Jornalismo
Imagem: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR - novembro/2024