Nesta quinta-feira (21), o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Ouvidoria da Mulher e do Setor de Atendimento à Mulher (SAM), deu início às ações que integram a campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo fim da violência contra a mulher.
As atividades começaram com a roda de conversa “Cá Entre Nós” entre os servidores do TJRR, com foco no incentivo ao protagonismo masculino no combate à violência doméstica e violência contra as mulheres.
“Estamos promovendo uma roda de conversa seguida de uma série de palestras com os servidores do Judiciário, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da postura profissional dentro do ambiente de trabalho. Falamos e citamos exemplos, e que isso sirva de alerta não só ao servidor, mas a toda a população”
Durante a campanha, que ocorre de 20 de novembro a 10 de dezembro de 2024, serão realizadas palestras e ações para sensibilizar e disseminar informações sobre a proteção dos direitos das mulheres e o combate à violência de gênero. A iniciativa destaca a importância da participação ativa da sociedade e das instituições na luta contra a violência de gênero.
Confira a programação: Programação
Rodas de Conversa “Cá Entre Nós”
Com o objetivo de sensibilizar servidores sobre o protagonismo masculino no combate à violência doméstica, o encontro será realizado em diversos locais:
- 21/11: Fórum Cível
- 26/11: Fórum Criminal
- 28/11: Prédio Administrativo
- 29/11: Palácio da Justiça
- 03/12: Prédio das Varas da Infância
- 05/12: Conjunto dos Desembargadores
Ouvidoria Comunica
Nos dias 23 e 25 de novembro, o Juiz Jaime Plá participa de entrevistas em rádio para discutir os impactos da Lei 14.994/2024 nos processos de violência doméstica, ampliando o conhecimento sobre mudanças legislativas recentes.
Informação Programa Ema’num
No dia 29 de novembro, será realizada a divulgação interna de dados sobre violência patrimonial, conforme o cronograma da iniciativa, que atende à Recomendação CNJ nº 102/2021.
Palestra Educativa
Para encerrar as atividades, no dia 9 de dezembro, será ministrada uma palestra na Escola Estadual São Vicente de Paula, com foco em violência e namoro na adolescência, alertando jovens sobre relacionamentos abusivos e promovendo o respeito mútuo.
As ações reforçam o compromisso do TJRR com a promoção dos direitos humanos e a conscientização sobre os impactos da violência de gênero. Ao abordar diferentes públicos e temáticas, o Tribunal reafirma seu papel na construção de um ambiente mais equitativo e seguro para mulheres e meninas em Roraima.