Durante o XII Encontro do Consepre, realizado em Belém, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Jésus Nascimento, foi agraciado com a medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário. O evento reuniu presidentes de Tribunais de Justiça de todo o Brasil, com o objetivo de discutir questões administrativas e promover o intercâmbio de experiências entre os participantes.
O encontro teve início na quarta-feira, 2 de outubro, e contou com a presença dos presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais, do Distrito Federal e de juízes auxiliares das Cortes de Justiça de todo o país.
Ao longo de quatro dias, a programação foi voltada para o intercâmbio de experiências e para a discussão de questões funcionais e administrativas dos tribunais. O objetivo é promover estudos e aprofundar temas jurídicos que possam ter repercussão em outros estados.
No penúltimo dia do evento, foi elaborada a Carta do XII Consepre, que visa estruturar uma linha de entendimento nacional sobre os temas abordados durante o encontro.
MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO JUDICIÁRIO
A Resolução nº 008/2005 institui uma condecoração do Poder Judiciário para reconhecer pessoas que, com dedicação e sacrifício pessoal, merecem a gratidão e a admiração do povo e do Judiciário do Pará.
A comenda é concedida a personalidades que se destacam pela excepcional conduta profissional, técnica e ética, sendo outorgada por unanimidade pelo Conselho da Ordem do Mérito Judiciário Paraense em quatro graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
SOBRE O CONSEPRE
O Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil foi criado em 5 de novembro de 2021, resultante da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça. Seu objetivo é consolidar uma representação nacional unificada dos presidentes dos Tribunais de Justiça.
Texto: NUCRI
Fotos: NUCRI
Outubro/2024 Nucri/TJRR