A Escola Judicial de Roraima (Ejurr) reuniu mais de 200 pessoas durante a palestra “Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção - entender para acolher”, ministrada pelo psiquiatra Caio Abujadi na noite de quarta-feira, 11. O evento ocorreu no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto e foi transmitido pelo canal da Ejurr no YouTube.
A palestra fez parte da programação do Setembro Amarelo promovida pela Ejurr. Por cerca de duas horas, o palestrante abordou o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH), a importância de compreender os transtornos para realizar o acolhimento, e os aspectos relacionados à saúde que podem promover bem estar e qualidade de vida.
O evento contou com acessibilidade em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, e foi aberto ao público, Participaram magistrados, magistradas, servidores e servidoras públicas, além de profissionais liberais e estudantes de diversas áreas.
A pedagoga Natália Sobrinho avaliou como positiva as contribuições apresentadas pelo palestrante e ressaltou a necessidade de mais eventos voltados para debater o acolhimento de crianças atípicas e suas famílias.
“Muito interessante este tema, um tema que deve ser mais abordado, deve se fazer mais palestra com essa. O palestrante está de parabéns o Dr. Caio. A palestra foi maravilhosa e contribuiu muito para o nosso conhecimento profissional”, pontuou.
Foi a primeira vez que o psiquiatra Caio Abujadi visitou Roraima. Mestre em Medicina com ênfase em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo e presidente da Associação Caminho Azul (instituição sem fins lucrativos voltada a auxiliar pessoas com autismo), ele agradeceu a oportunidade de contribuir.
“Fui muito bem acolhido em Roraima. Foi uma palestra maravilhosa com esse formato diferente de se falar. As pessoas estavam muito surpresas com as informações. Muita gente saiu falando que vai mudar seu estilo de vida, que vai pensar melhor sobre as coisas, e que aprendeu muito com a palestra. Agradeço muito a oportunidade que me deram”, destacou.
Texto: Ejurr
Foto: Ejurr
Setembro/2024 Ejurr/TJRR