Em uma noite de celebração, a servidora da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Roraima, Maria das Graças Dias, foi empossada como imortal da Academia Roraimense de Letras (ARL). A cerimônia ocorreu na quarta-feira, 11, na Assembleia Legislativa de Roraima.
A Academia, anteriormente composta por 29 membros, imortalizou mais cinco integrantes, eleitos para ocupar cadeiras da instituição, cada um levando o nome de um patrono (personalidade importante da história local ou da literatura nacional).
Como nova ocupante da cadeira de número 13, do escritor Monteiro Lobato, Maria das Graças Dias descreve o momento como um reconhecimento de seus estudos e trabalhos.
"Para mim, representa o reconhecimento do meu notório saber, através das pesquisas realizadas e publicadas em forma de artigos e livros."
Com 35 anos de existência, a Academia Roraimense de Letras desempenha um papel essencial na promoção da educação, valorização dos escritores locais, preservação da memória cultural e enriquecimento da identidade cultural do estado.
Maria das Graças Dias
- Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006).
- Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos pelo IGC/Centro de Direitos Humanos Coimbra, Portugal (2020).
- Mestrado em História das Américas pela Universidad Católica Andrés Bello, Caracas, Venezuela (1995).
- Especialização em Educação na área de Ciências Sociais (1989).
- Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade da Amazônia (1986).Professora Titular aposentada da Universidade Federal de Roraima, com vasta experiência em História Regional do Brasil, História Socioeconômica da Amazônia, História e Políticas Públicas, e História Ambiental.
- Bacharel em Direito pela Faculdade Cathedral.
- Cursa o mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos pela Universidade Federal de Tocantins. Maria das Graças Dias também é autora de quatro livros voltados à história de Roraima e coorganizadora de mais sete obras.
Texto: Emily Soares - Estagiária em Jornalismo
Foto: Republicação
Setembro/2024