Cerca de 300 pessoas entre estudantes da rede básica, universitários e professores participaram das atividades oferecidas pela Ejurr durante a programação do setembro amarelo. De forma dinâmica, entre os dias 4 e 5 de setembro, foram realizadas ações em Boa Vista e Mucajaí por meio do projeto A Escola vai à escola com a participação da psicóloga Daniele Nazari.
No dia 04 de setembro, 110 estudantes da Escola Estadual Padre José Monticone no município de Mucajaí participaram da palestra “Estou com ansiedade, e agora?”. A ação foi realizada no auditório da Comarca de Mucajaí. A juíza titular da Comarca, Patrícia Oliveira dos Reis, fez a abertura do evento. Também foi realizada uma programação na escola destinada aos cerca de 20 professores e professoras, com a palestra “Autocuidado docente: cuidando de quem ensina”.
O gestor da Escola Estadual Padre José Monticone, Rocinir Figueiredo, destacou o benefício da programação para estudantes e educadores da instituição de ensino, localizada a 56 km de distância de Boa Vista, capital de Roraima.
“Gratidão pela parceria. Esse tema é latente entre todos aqui na escola. Todos tem questões emocionais, todos os dias, todos nós vivemos isso. Se temos palavras amigas, vamos ter um aproveitamento melhor da nossa saúde mental”, ressaltou.
Profissionais de saúde
Com foco nos estudantes e profissionais da área de saúde, no dia 05 de setembro foi realizada a palestra “Cuidando de quem cuida: um olhar para o profissional de saúde”. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Estácio da Amazônia.
A coordenadora acadêmica da Ejurr, Tatiana Saldanha, e a reitora do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Brena Linhares, realizaram a abertura do evento. Ao todo, 153 pessoas acompanharam a palestra.
A reitora do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Brena Linhares, falou sobre a importância da ação para os estudantes e reforçou os benefícios da parceria com a Escola Judicial de Roraima na promoção de eventos educacionais com formadores de destaque.
A psicóloga Daniele Nazari é especialista em saúde do trabalhador, com foco em bem-estar e produtividade. Ela reside no estado do Rio Grande do Sul e atua como palestrante em diversas cidades do país. Durante as atividades, a psicóloga apresentou dados e fez reflexões, de forma interativa.
“Falar de saúde mental é você trazer qualidade de vida, promover bem estar, principalmente em um país onde estamos tão acelerados, tão preocupados com tudo. É muito importante saber relaxar, descansar, para renovar nossas energias e isso ameniza sintomas de estresse, ansiedade e depressão”, destacou.
Sobre o projeto A Escola vai à escola
De forma pioneira no Brasil, o projeto A Escola vai à escola desenvolvido pela Ejurr, busca aproximar e integrar justiça e sociedade por meio de ações educativas em escolas públicas e universidades em todo o Estado. Por meio de palestras, workshops e cursos com diferentes temáticas ministradas por formadores de destaque, mais de 5 mil pessoas já foram beneficiadas desde 2019.
Texto: Ejurr
Foto: Ejurr
Setembro/2024 Ejurr/TJRR