Discutir a saúde mental de forma aberta ajuda a reduzir o estigma associado aos transtornos mentais. Com esse objetivo, a Escola Judicial de Roraima iniciou a programação dedicada ao setembro amarelo com o workshop "Esgotamento Emocional no Ambiente de Trabalho" promovido nesta quarta-feira, 4 de setembro, com a psicóloga Daniele Nazari.
A iniciativa foi destinada aos magistrados, magistradas, servidoras, servidores, residentes judiciais e estagiários do TJRR, e ocorreu na Ejurr, com transmissão simultânea, para o público interno via plataforma Google Meet.
Para a coordenadora acadêmica da Ejurr, Tatiana Saldanha de Oliveira, é fundamental falar abertamente sobre saúde mental, e romper o silêncio e o estigma em volta do tema.
“A gente passa por dificuldades, vê colegas com dificuldades e não sabe muito bem como lidar e às vezes nem entende bem o que acontece. Então a ideia é que a gente comece a falar sobre isso e traga profissionais que nos ajudem a pensar, nos ajudem a nos organizar, nos reinventar frente ao adoecimento mental”.
Segundo a especialista em saúde mental e palestrante do evento, Daniele Nazari, a realização do evento aborda o quanto é importante para obter uma qualidade de vida e bem-estar dentro e fora do ambiente de trabalho.
“É um tema super importante, principalmente na prevenção, na nossa campanha do Setembro Amarelo, relacionada à qualidade de vida, perceber os sinais de adoecimento e trabalhar de uma forma precoce na prevenção, no cuidado, para que não se agrade”, disse a especialista em saúde mental.
O evento faz parte de uma programação da Escola Judicial sobre Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção e combate ao suícidio. Para a servidora Manuella Parente, a ação abordou perspectivas que ajudam os participantes a conhecerem mais sobre o esgotamento emocional.
“Essa palestra vai ajudar muitas pessoas a se identificar e a conhecer os próprios problemas e procurar ajuda né que é o mais importante”, destacou a servidora do TJRR.
A Escola vai à escola
Na tarde do dia 04 de setembro, estudantes da Escola Estadual Padre José Monticone no município de Mucajaí foram o público-alvo da palestra “Estou com ansiedade, e agora?”, com a psicóloga Danile Nazari. A atividade faz parte do projeto A Escola Vai À Escola, que visa aproximar e integrar justiça e sociedade por meio de ações educativas. Os professores também participaram da palestra “Autocuidado docente: cuidando de quem ensina”.
No dia 05 de setembro ocorrerá a palestra “Cuidando de quem cuida: um olhar para o profissional de saúde”, destinada aos alunos da área de saúde. O evento será realizado no Centro Universitário Estácio da Amazônia, a partir das 19h, com a psicóloga Danile Nazari.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Foto: Nucri
Setembro/2024 Nucri/TJRR