O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Escola Judicial de Roraima e do Gabinete Militar do Poder Judiciário, iniciou as aulas práticas do curso "Treinamento de Brigadistas: Prevenção e Combate a Incêndios - Nível Intermediário" nesta segunda-feira, 15.
As atividades práticas, coordenadas por uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima que atua no TJRR, começaram no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, nos dias 15 e 16 de julho.
As ações, conforme explica um dos instrutores do curso, o capitão bombeiro militar Ricardo Fernandes, são para treiná-los como brigadistas, a fim de atuarem como primeira resposta em uma eventual ocorrência de risco à vida.
“O treinamento é para que eles possam atuar no combate ao incêndio ou no atendimento de primeiros socorros utilizando os equipamentos disponíveis no prédio, conforme prevê a legislação. Também temos uma parte do curso voltada para os primeiros socorros, na qual os instruídos vão ter a noção de algumas situações de primeiros socorros, como atuar em casos de queimaduras, uma avaliação primária, uma RCP [Reanimação Cardiopulmonar].”
A servidora da Vara de Crimes contra Vulneráveis, Brenda Castro, participou pela primeira vez do curso.
“Estou com ótimas expectativas pelas aulas teóricas que fizemos, aprendemos muita coisa. Os profissionais dos Bombeiros são super capacitados e é importante que a gente saiba como agir nessas situações, muitas pessoas não sabem. Então, precisamos aprender e estar prevenidos para qualquer acidente”.
O curso visa qualificar os servidores para a prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros e abandono de área, com o objetivo de proteger vidas e patrimônios e reduzir os danos ao meio ambiente até a chegada de socorro especializado.
Confira o cronograma das aulas práticas que estão em andamento:
- Sede Administrativa: 17 e 18 de julho;
- Comarca Mucajaí: 22 de julho;
- Comarca Caracaraí: 23 de julho;
- Comarca São Luiz do Anauá: 24 de julho;
- Comarca Rorainópolis: 25 de julho;
- Fórum Cível: 29 e 30 de julho;
- Comarca Alto Alegre: 31 de julho;
- Palácio da Justiça: 01 e 02 de agosto
Texto: Beatriz Evangelista / Repórter
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – julho/2024