O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Jésus Nascimento, e o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, Parima Dias Veras, receberam a representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU), Najat Maalla M’jid.
A reunião ocorreu no Palácio da Justiça Desembargador Robério Nunes dos Anjos no dia 18 de junho. A pauta girou em torno da apresentação de um panorama do acesso à saúde, iniciativas, educação e toda a rede de proteção para as crianças e adolescentes que residem no estado, com foco na imigração.
Segundo presidente do TJRR, a visita foi uma oportunidade importante para mostrar o compromisso do Judiciário roraimense com a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, especialmente num contexto desafiador como o da imigração.
“Nosso trabalho é dedicado a assegurar que cada criança e adolescente em Roraima tenha acesso à justiça, educação, saúde e assistência social de qualidade. A presença da ONU aqui reforça a importância de nossas iniciativas e o impacto positivo que estamos gerando na comunidade."
O juiz Parima Dias Veras explicou que, durante a reunião, a representante pôde conhecer os detalhes da assistência realizada pela Justiça de Roraima.
“Nós temos vários recortes de trabalho com crianças e adolescentes, e todos devem ser atendidos na sua particularidade. Com isso, conseguimos formar um quadro panorâmico para ela ter uma visão ampla sobre a atuação do Poder Judiciário.”
Dentre os assuntos tratados, foi ressaltada a importância dos trabalhos preventivos e o apoio de entidades parceiras que atuam na proteção das crianças vulneráveis.
“Nossas equipes técnicas, juntamente com o acompanhamento pelos CRAS, CREAS e pelo atendimento psicológico, social e pedagógico, trabalham para que se diminuam, pelo menos, as lesões emocionais”, explicou o juiz.
Representante Especial - Najat Maalla M’jid está em missão ao Brasil com o objetivo de conhecer os desafios, iniciativas e avanços na prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes em diferentes contextos nacionais.
-----------------------------------------------------
Texto: Emily Soares – Estagiária de Jornalismo
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – junho/2024