Em alusão ao dia Mundial de Conscientização da Violência contra Pessoas Idosas, a Ouvidoria-Geral de Justiça juntamente com a 2ª Vara de família do Tribunal de Justiça de Roraima, realizaram nos dia 17 e 18 de junho, uma roda de conversa com o grupo de idosos do programa Cabelos de Prata, coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão Social, que é desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do bairro Cauamé.
Cerca de 90 idosos participaram das atividades. O evento fez parte das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Ouvidoria para Idosos que leva informações por meio de palestras e rodas de conversa abordando temas como acessibilidade e inclusão, direito dos idosos e explicando o papel da Ouvidoria e apresentando seus canais de atendimento.
A juíza da 2ª Vara de Família e Sucessões, Joana Sarmento, palestrou sobre o tema com foco no Estatuto do Idoso, além de explicar aos idosos que eles possuem direitos e podem recorrer a recursos assistenciais.
"Trouxemos um panorama de todos os direitos da pessoa idosa, conversamos sobre o Estatuto, sobre a relação familiar com parentes, filhos, de como exercitar esses direitos." disse a juíza.
O assistente técnico, Orib Ziedson, explicou como é importante haver essa conversa com os idosos, principalmente neste mês de junho.
"Estamos no Junho Lilás, alusivo ao combate à violência contra a pessoa idosa e nós, servidores da Ouvidoria, estamos aqui falando sobre como faz diferença se cuidar, conhecer os processos judiciais que os englobam." afirmou.
O projeto Ouvidoria para Idosos tem como objetivo realizar ciclo de palestras e rodas de conversas com grupos de pessoas idosas, bem como identificar como o Judiciário pode atender melhor a esse segmento populacional. Outras informações sobre os projetos e programas desenvolvidos pelo TJRR por meio da Ouvidoria, podem ser acessados no endereço: https://www.tjrr.jus.br/index.php/aouvidoria.
----------------------------------------
Texto: João Gabriel Padilha/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – junho/2024