O "2.º Encontro das Ouvidorias-Gerais de Justiça da Região Norte" foi sediado na capital amazonense nos dias 13 e 14 de junho. O evento foi organizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas por meio da Ouvidoria-Geral de Justiça.
O presidente do TJRR, desembargador Jésus Nascimento e o ouvidor-geral do TJRR, desembargador Erick Linhares, que ministrou a palestra: Ouvidoria e CNJ, participaram dos dois dias de evento. Também estiveram presentes no Encontro, os assessores da presidência do Poder Judiciário de Roraima, Katia Lima e Alexandre Ferreira.
Toda a programação ocorreu na sala de reuniões da Presidência do TJAM, no Edifício-Sede do Tribunal, localizada na Av. André Araújo, bairro Aleixo.
Por meio do compartilhamento de conhecimento e das discussões realizadas durante o Encontro, foi possível aprimorar a atuação das Ouvidorias, aumentando a transparência, a efetividade e a responsabilidade no atendimento aos cidadãos.
Veja como foi a Programação:
No primeiro dia, conforme a programação oficial, o "2.º Encontro das Ouvidorias-Gerais da Região" foi iniciado às 14h, com o pronunciamento do Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, e do presidente do Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (Cojud) e desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Altair de Lemos Júnior.
Após a abertura solene, a programação, neste primeiro dia, contou com a palestra “O Impacto da Desinformação em Relação às Comunidades do Interior do Amazonas e o Papel da Ouvidoria do Tribunal de Justiça”, ministrada pelo juiz auxiliar da Ouvidoria do TJAM, magistrado Túlio Oliveira Dorinho, e pela palestra “Ouvidoria e CNJ”, ministrada pelo ouvidor-geral do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Erick Linhares.
Na sexta-feira (14/06) – segundo dia do evento – a programação contou com a apresentação de “Boas Práticas da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça de Tocantins”, pelo Ouvidor Substituto (do TJ Tocantins), desembargador Adolfo Amaro Mendes, e pela Coordenadora Ouvidoria Judiciária e Ouvidoria da Mulher do TJ Tocantins, Alessandra Martins Polonial Adorno.
Ainda no segundo do dia, conforme programação, houve a apresentação, pelo Ouvidor-Geral do Tribunal de Justiça do Amapá, com o tema: “Integração entre as Ouvidorias - Integrar e uniformizar procedimentos entre as ouvidorias, a fim de melhorar o fluxo das demandas, além de facilitar o acesso ao cidadão que precisa do atendimento”, e a apresentação do “Power Business Intelligence”, pela secretária de Planejamento do Tribunal de Justiça do Amazonas, servidora Márcia Rizzato.
Neste dia também constou na programação, a apresentação de Boas Práticas e Manifestação dos Ouvidores, com o Encontro sendo concluído com a assinatura da “Carta de Manaus”.
----------------------------------------
Texto: Nucri/TJRR
Fotos: Nucri/TJRR
Junho/2024